Política

Câmara de Maceió recebe trabalhadores da Educação para discutir pautas da greve

Vereadores se reuniram com os representantes dos sindicatos na tarde desta quarta-feira

Por Dicom CMM 08/05/2025 00h40
Câmara de Maceió recebe trabalhadores da Educação para discutir pautas da greve
Reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (7) - Foto: Pedro Sant / Dicom CMM

A Câmara Municipal de Maceió recebeu na tarde desta quarta-feira (7) trabalhadores da Educação do Município, que estão em greve desde 5 de maio, para uma reunião sobre as pautas da categoria.

O presidente Chico Filho e mais 14 vereadores ouviram as demandas dos representantes dos sindicatos presentes para intermediar uma solução para o fim da paralisação.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, a proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Maceió é de 6,27% divididos em duas parcelas, mas a entidade pede 13,65%.

Além disso, o grupo cobra melhorias estruturais nas escolas, licitação do transporte escolar, contratação de mais assistentes sociais e psicólogos, entre outras questões.

Os parlamentares ouviram as demandas e pediram a apresentação formal da pauta para intermediar a negociação com o Município. “A Câmara vai buscar uma solução para que a gente possa ter a educação funcionando em sua plenitude”, pontuou Chico Filho.

O vereador Leonardo Dias pediu a fala e destacou que o direito à educação deve ser prioridade. "Conheço de perto os problemas enfrentados pelos professores. Durante meu mandato, já visitei mais de 50 escolas municipais e presenciei o cenário que foi descrito durante a reunião", afirmou.

Também se posicionou o vereador Jônatas Omena, que é professor. “Essa aqui é a casa de vocês, todos os vereadores aqui queriam ter esse momento com vocês. Sou professor, então eu conheço a luta da educação, nós lutamos por melhorias no ensino público”, ressaltou.

Participaram também os vereadores Allan Pierre, Silvania Barbosa, Jeannyne Beltrão, Teca Nelma, Kelmann Vieira, Fátima Santiago, Cal Moreira, Silvio Camelo Filho, Milton Ronalsa, David Empregos, Thiago Prado e Aldo Loureiro.