Política
Falta um ano para o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições 2026
Eleitoras e eleitores têm até 6 de maio de 2026 para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico

Embora o primeiro turno das Eleições 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) alerta: falta exatamente um ano para o fechamento do cadastro eleitoral. Eleitoras e eleitores têm até 6 de maio de 2026 para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico.
O encerramento do cadastro eleitoral ocorre 150 dias antes do pleito, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das Seções Eleitorais e a produção do material necessário para o dia da eleição.
Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo Autoatendimento ao Eleitor no portal do TRE (www.tre-al.jus.br), ou presencialmente, nos cartórios eleitorais. Em Alagoas, o atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Em ambos os casos, é necessário apresentar os seguintes documentos:
• Documento oficial de identidade com foto;
• CPF (se houver);
• Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
• Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título);
• Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos. É facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Jovens com 16 anos completos até essa data também já podem solicitar a emissão do título e votar nas Eleições 2026.
Atenção a golpes
O TRE de Alagoas alerta, ainda, sobre a circulação de mensagens que solicitam algum tipo de cobrança pelos serviços eleitorais e esclarece que todos os serviços da Justiça Eleitoral são totalmente gratuitos. A regularização deve ser feita somente pelos sites dos TREs e do TSE. Nesses canais oficiais estão disponíveis todas as informações necessárias para regularizar o título eleitoral.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos