Política
Incra e Iteral se reúnem sobre reforma agrária em área das usinas Laginha e Guaxuma
Instituições articulam parceria para solucionar imbróglio no complexo da massa falida

A direção do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu, nesta quinta-feira (24), o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, para discutir o destravamento da reforma agrária em áreas da massa falida do complexo Laginha e Guaxuma. O encontro, resultado de uma articulação entre o Governo de Alagoas e a União, fez parte de uma agenda de compromissos cumprida por uma comitiva da autarquia federal no estado.
Segundo Aldrighi, a cooperação entre o Incra e o Iteral é fundamental para dar celeridade ao processo das áreas do complexo. “Vamos trabalhar em conjunto para construir um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de atender os movimentos sociais e fortalecer o programa de reforma agrária aqui em Alagoas”, considerou.
Pelo menos 3,5 mil famílias, vinculadas a diferentes organizações de luta pela terra, ocupam, há mais de uma década, as propriedades que pertenciam ao ex-deputado João Lyra. Sob a ameaça do avanço de processos de reintegração de posse, elas reivindicam a destinação de parte das áreas para a criação de assentamentos.
“A resolução do imbróglio passa, necessariamente, pela atuação conjunta das instituições”, afirma o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva. De acordo com o gestor, o grupo voltará a se reunir em maio para dar seguimento aos encaminhamentos.
“Tanto o governo estadual quanto a União já manifestaram interesse na aquisição das áreas para fins de reforma agrária. O governador Paulo Dantas segue empenhado em garantir a preservação da dignidade dessas famílias e trabalharemos em parceria pela consolidação dos assentamentos – o que é de fundamental importância para a manutenção da paz no campo”, destacou Jaime.
Também participaram da reunião, pelo Iteral, o gerente de Política Agrária e Fundiária, Severino Araújo, e pelo Incra, a diretora de Obtenção de Terras, Maira Coraci Diniz; a diretora da Câmara Nacional de Conciliação Agrária, Carolina Morishita; e a assessora da Presidência, Laudiceia Schuaba Andrade.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’