Política

Doutor Wanderley comemora criação de UTI pediátrica para cirurgias cardíacas em Alagoas

De acordo com o parlamentar, cerca de 28 mil bebês nascem, em todo o Brasil, com algum tipo de cardiopatia

Por Ascom ALE 26/03/2025 23h50
Doutor Wanderley comemora criação de UTI pediátrica para cirurgias cardíacas em Alagoas
Doutor Wanderley - Foto: Ascom ALE

A criação de uma UTI pediátrica no Hospital do Coração Alagoano Dr. Adib Jatene, que viabilizará a realização de procedimentos cirúrgicos em crianças com cardiopatias congênitas, foi comemorada pelo deputado Doutor Wanderley (MDB) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 26.

De acordo com o parlamentar, cerca de 28 mil bebês nascem, em todo o Brasil, com algum tipo de cardiopatia. No entanto, apenas aproximadamente oito mil conseguem ser operados. “É um drama nacional. Aqui em Alagoas, passamos quatro anos sem conseguir realizar cirurgias em bebês, porque a Santa Casa de Maceió desistiu da cardiopediatria. Esse programa foi retomado no governo Renan Filho, de forma provisória, através de uma organização não governamental”, contou Wanderley, lembrando que, em seguida, o programa foi interrompido com a venda do Hospital do Coração de Alagoas para a Prefeitura de Maceió.

O parlamentar contou que esteve reunido na manhã de hoje com o governador Paulo Dantas e o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, dos quais recebeu a garantia de que, a partir do dia 15 de abril, as crianças serão operadas no Hospital do Coração Dr. Adib Jatene. “Uma UTI pediátrica está sendo montada para que possamos proteger o coração desses bebês alagoanos que, juntamente com seus familiares, passam por um drama”, disse Doutor Wanderley, agradecendo ao Governo de Alagoas pela sensibilidade em retomar o programa.