Política
Davi Filho se movimenta para 2026
Ex-deputado estadual pode tentar nova investida na eleição para Senado após deixar PP e se filiar ao partido Republicanos

Mesmo com a declaração de que se mantém firme no bloco de aliados de JHC (PL) e Arthur Lira (PP), a oficialização da migração partidária de Davi Davino Filho do PP para o Republicanos tem repercutido cenário político alagoano. A informação trouxe mais perguntas que respostas, e a única coisa que ninguém tem dúvida, é que as articulações para 2026 já estão começando a ser colocadas em prática
Não se sabe ainda qual a vaga específica será disputada por Davi no próximo ano. Em 2022, ele tentou o Senado e perdeu para Renan Filho (MDB). Foi uma disputa acirrada, e Davino conquistou 42% dos votos válidos. Ano que vem serão levadas ao pleito as outras duas vagas do Senado, mas há gigantes na disputa. Além do senador Renan Calheiros (MDB), que deve tentar a reeleição, está posta a candidatura de Arthur Lira (PP), do mesmo grupo político de Davi.
Com Lira e Calheiros pleiteando as duas vagas, muita gente poderia preferir não arriscar essa disputa. Já circulou a possibilidade de os Caldas tentarem manter a cadeira que ocupam hoje com Eudócia Caldas (PL) assumindo o lugar de Rodrigo Cunha (Podemos), mas as especulações mais fortes são de que JHC quer mesmo o Governo do Estado. O deputado federal Paulão (PT) já declarou publicamente, inclusive em entrevista à Tribuna Independente, que pretende tentar uma das vagas.
A chegada ao Republicanos foi com honrarias, recebido pessoalmente pelo presidente nacional, Marcos Pereira, e as lideranças do partido em Alagoas, o deputado estadual Antônio Albuquerque e seu filho Nivaldo. Nas redes sociais, o novo republicano fala de forma genérica, mas menciona as palavras “valores” e “independência”, o que para alguns pode ser visto como alfinetada, já que em 2024 os planos de candidatura foram frustrados após mudanças de planos de seus aliados.
“Um partido que compartilha valores fundamentais como o compromisso com as pessoas, o respeito à democracia e a busca por uma política séria, transparente e eficiente. Meu propósito segue o mesmo: trabalhar por Alagoas, defendendo nossa gente, com oportunidades para todos”. Ele destaca os nomes dos novos correligionários importantes, e declara que “a política precisa de coragem, independência e responsabilidade com o futuro. Seguimos juntos nessa missão”, publicou Davi Davino Filho.
Apesar de tudo isso, ele mantém a versão oficial de que permanece aliado a JHC e Lira. No mesmo dia do anúncio de mudança de partido, ele posou ao lado do prefeito de Maceió, com quem teria se reunido em Brasília.
Nivaldo também se pronunciou nas redes sociais. Ele foi ainda mais direto ao confirmar a aliança entre as famílias e sugerir algum projeto mais ambicioso. “Não interessa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união. Com alegria recebemos a família Davino no Republicanos. Inicia hoje a aliança que representa o bem para Alagoas. O filho de Antonio Albuquerque foi derrotado na disputa pela reeleição na vaga de deputado federal em 2022, e atualmente está sem mandato.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas