Política
Morre ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinícius Cansanção
Governo de Alagoas e Câmara de Vereadores de Maceió emitiram nota de pesar pelo falecimento

Morreu nesta sexta-feira (7) o ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinícius Cansanção. Ele tinha 89 anos e deixa esposa e cinco filhos. Ele era natural do município de Pilar, região metropolitana de Maceió.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seu mandato na Prefeitura de Maceió ocorreu de 1964 até 1966, após a cassação do então prefeito Sandoval Caju. Pouco antes, de 1961 a 1964, já havia sido vice-prefeito da capital alagoana.
Na Câmara dos Deputados, entrou pela primeira vez como suplente em 1966, quando ficou no cargo de 23 de junho a 25 de outubro daquele ano.
Voltou a Brasília na legislatura de 1971 a 1975, tendo ficado de fora do mandato apenas quando tirou uma licença de 30 dias de setembro a outubro de 1971 para tratamento de saúde.
Seguiu na Câmara federal de 1975 a 1979. E só iria voltar à Casa em 1987, ficando até 1991 e sendo um dos representantes alagoanos na elaboração da Constituição de 1988.
Foi também Secretário de Estado do Trabalho de 1981 a 1982, durante governo de Divaldo Suruagy.
A Câmara de Maceió e o Governo de Alagoas em emitiram notas de pesar. Confira abaixo:
Câmara
"Nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Maceió Vinícius Cansanção
A Câmara Municipal de Maceió lamenta com pesar o falecimento do ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinícius Cansanção Filho, nesta sexta-feira (7), aos 89 anos.
Natural de Pilar, Cansanção teve grande contribuição para o desenvolvimento da capital, além de uma trajetória marcante na política nacional, como representante de Alagoas na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, enquanto deputado federal.
Advogado, agropecuarista e empresário, Cansanção foi vice-prefeito de Maceió entre os anos de 1961 e 1964, e em sequência assumiu a Prefeitura até o ano de 1966, após a cassação do prefeito Sandoval Caju.
Exerceu três mandatos como deputado na Câmara Federal, onde atuou na Comissão do Vale do São Francisco, na Comissão do Polígono das Secas e em outras comissões, a maioria relacionada à agricultura e meio ambiente.
Em Alagoas, ocupou o cargo de secretário do Trabalho no governo de Divaldo Suruagy.
Além da vida política, Vinícius Cansanção teve atuação de destaque nos ramos da agropecuária e construção civil. Ele deixa esposa e cinco filhos.
A Câmara Municipal de Maceió expressa solidariedade aos familiares e amigos."
Governo
"Nota de pesar pelo falecimento de Vinícius Cansanção
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinícius Cansanção, aos 89 anos.
Natural de Pilar (AL), ele deixa um legado marcante na história de Alagoas, tendo atuado como prefeito da capital, deputado federal constituinte e secretário do Trabalho, além de empreendedor nos setores da construção civil e agropecuária.
Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à esposa, Lisiana Jatobá, aos filhos, familiares e amigos. Que Deus conforte todos os corações e que seu exemplo de dedicação ao estado permaneça vivo em nossa memória."
Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?