Política
Governador Paulo Dantas é agraciado com a comenda Rodriguêz de Melo, do MP/AL

O governador Paulo Dantas foi agraciado nesta terça-feira (25) com a Comenda Rodriguêz de Melo, maior honraria concedida pelo Ministério Público de Alagoas a personalidades conceituadas como “Amigo do Ministério Público Alagoano”. A honraria foi concedida por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), por sua contribuição para o aprimoramento e engrandecimento do trabalho do Ministério Público Estadual.
-13.jpg)
Ao lado da primeira-dama, médica Júlia Britto, o governador recebeu das mãos do presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, procurador de Justiça Lean Araújo, e da neta de Rodriguêz de Melo, Rosa Augusta Oliveira Rodrigues de Melo, uma placa e a comenda no grau Amigo do MP/AL.
-23.jpg)
“Ficarei eternamente grato por essa gentileza e ao mesmo tempo por esse reconhecimento, pois o Ministério Público é uma instituição séria, que tem credibilidade, aprovação e respeitabilidade, defende as nossas leis e Constituição e, por isso, merece todo o nosso apoio”, afirmou o governador, que agradeceu aos promotores e procuradoras de Justiça pela honraria.
Em seu discurso, Paulo fez um breve relato das ações realizadas em sua gestão, destacando os avanços em áreas como educação, saúde e segurança pública. “O Estado de Alagoas vive o melhor momento da sua história e, obviamente, que o Ministério Público tem a sua contribuição, assim como Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa”, enfatizou Paulo Dantas.
-31.jpg)
Ele acentuou que, assim como Rodriguêz de Melo, é um defensor das minorias. “Eu sou um defensor convicto, assim como o nosso Rodrigues de Melo, das minorias, das mulheres, dos negros, dos indígenas, dos quilombolas, das pessoas com deficiência, dos mais humildes. A gente tem que fazer desta oportunidade que todos nós temos de liderar um processo um meio de fazer o bem sem olhar quem”, finalizou o governador.
O presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, procurador geral de Justiça Lean Araújo, observou que a comenda foi criada em 1999 e recebeu o nome do primeiro promotor público negro da história de Alagoas. Ele salientou que em 26 anos de existência, apenas seis personalidades alagoanas receberam a honraria.
“Eu tenho a convicção de que a homenagem na manhã de hoje reforça não somente o compromisso do governador Paulo Dantas e do Ministério Público de trabalhar de forma harmônica, coesa, leal e honestamente para o engrandecimento do estado de Alagoas”, destacou Lean.
-06.jpg)
Ele fez questão também de ressaltar o novo momento que o estado de Alagoas vive com os avanços alcançados nos dois mandatos de Paulo Dantas. “Alagoas vive um momento diferenciado e faço alusão a isso sobre o seguinte argumento. A gente observa hoje uma relação institucional regida pela lealdade institucional. Observamos hoje a intensa lealdade existente entre o Poder Executivo e o Ministério Público, e essa lealdade se estende ao Poder Judiciário, ao Poder Legislativo do estado de Alagoas, ao Tribunal de Contas”, acentuou.
A neta de Rodriguêz de Melo, Rosa Augusta, disse que entregar uma comenda que leva o nome do seu avô ao governador Paulo Dantas era uma honra para toda sua família. Ela falou que não chegou a conhecer o avô, mas seu pai fazia questão de contar sua trajetória de vida. “Além de ter sido um grande promotor público, ele foi também um grande literato, escrevia poesia. Era um tenor, tem placas dele no Teatro Deodoro, cantava óperas, e sempre foi uma pessoa bastante versátil e com uma oratória que era marcante”, comentou. Rodriguêz de Melo nasceu Manoel Rodrigues de Melo em 27 de junho de 1876, mas quando jovem mudou a grafia do nome.
-10.jpg)
Estiveram presentes à solenidade a procuradora-Geral do Estado, Samya Suruagy do Amaral; a controladora-geral do Estado, Samara Suruagy do Amaral, e o secretário executivo de Gestão de Relações Federativas, Maurício Apel, promotores e funcionários do Ministério Público.
-17.jpg)
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas