Política

Sintufal se reúne com o deputado Paulão e pede apoio para aprovação da LOA

Lei Orçamentária Anual é instrumento vital para o pleno funcionamento das universidades e institutos federais, além de ser fundamental para a valorização dos servidores públicos

Por Ascom Sintufal 24/02/2025 21h40 - Atualizado em 24/02/2025 22h48
Sintufal se reúne com o deputado Paulão e pede apoio para aprovação da LOA
Coordenadores do Sintufal em reunião com o deputado federal Paulão - Foto: Ascom Paulão

Na sexta-feira (21), uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) se reuniu com o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, conhecido como Paulão do PT, em seu gabinete em Maceió. O objetivo do encontro foi discutir a urgência da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), um instrumento vital para o pleno funcionamento das universidades e institutos federais, além de ser fundamental para a valorização dos servidores públicos.

Durante a reunião, Ricardo José Oliveira Ferro, atual coordenador de Comunicação e Formação Política Sindical do Sintufal, enfatizou ao parlamentar que o atraso na aprovação da LOA compromete de maneira significativa a execução de políticas educacionais e científicas essenciais para o desenvolvimento do país. “A indefinição orçamentária impacta diretamente a implementação de reajustes salariais, a recomposição dos quadros de pessoal e a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, alertou o coordenador.

A coordenadora Geral do Sintufal, Nadja Lopes dos Santos, também fez questão de ressaltar a necessidade de uma aprovação célere da LOA, de modo a assegurar os recursos necessários para garantir a valorização dos servidores técnico-administrativos em educação, fortalecer as universidades e institutos, e assegurar a continuidade dos investimentos em pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Por sua vez, Paulão reafirmou seu compromisso com os servidores públicos da educação federal e sua dedicação em defesa de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade. “Contem com meu apoio incondicional em suas demandas. Serei sempre um defensor da educação e tenho um compromisso firme com todos aqueles que trabalham em prol do ensino superior no meu estado e em todo o Brasil”, concluiu o parlamentar.