Política
Alagoas adere a programa nacional de políticas públicas para mudanças climáticas
Assinatura aconteceu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília

Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, oficializou, nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF), a adesão do estado à iniciativa AdaptaCidades, do Governo Federal.
A assinatura aconteceu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, no painel “Acelerando a Adaptação dos Municípios Através da Iniciativa AdaptaCidades e do Programa Cidades Verdes Resilientes”, conduzido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
A iniciativa visa apoiar estados e municípios na implementação de políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas, fornecendo capacitação técnica, planejamento estratégico e suporte na formulação de planos de resiliência.
Durante o evento, a ministra Marina Silva destacou o papel fundamental dos gestores na formulação de políticas que combatam os efeitos das mudanças climáticas.
“É nos municípios que os desafios ambientais se tornam mais evidentes, e a gestão do risco precisa ser fortalecida. O AdaptaCidades permitirá que estados e municípios tenham mais suporte técnico e estrutural para enfrentar esses desafios”, afirmou a ministra.
O secretário Gino César ressaltou a importância da adesão de Alagoas ao programa.
“Com a liderança do governador Paulo Dantas, o estado já vem avançando em políticas ambientais e climáticas, e essa adesão nos permitirá fortalecer ainda mais as ações voltadas para adaptação e mitigação dos impactos do clima. O AdaptaCidades nos dará suporte técnico e metodológico para desenvolver estratégias eficazes em nível estadual e municipal”, pontuou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira; a diretora executiva da subsecretária-geral das Nações Unidas ONU Habitat Brasil, Anacláudia Rossbach; e a secretária Nacional de Mudanças do Clima, Ana Toni.
Sobre o AdaptaCidades
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o AdaptaCidades integra o Programa Cidades Verdes Resilientes e tem o objetivo de apoiar estados, municípios e consórcios intermunicipais na formulação de estratégias de adaptação climática.
O programa prevê capacitação técnica, fornecimento de informações sobre riscos climáticos, suporte na elaboração de planos de adaptação e fortalecimento da governança climática nos territórios.
O Governo Federal pretende viabilizar a criação de 260 planos de adaptação climática até 2025, enfrentando desafios como a falta de capacitação técnica e recursos financeiros nos municípios.
“Com essa adesão, Alagoas reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, fortalecendo políticas públicas voltadas à resiliência climática e à proteção ambiental no estado”, destacou Gino César.
Mais lidas
-
1'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série
-
2Resistência
É hoje! 'BBB 25': Globo revela como será Prova do Líder
-
3Eu tenho a força!
Revelado primeira foto oficial do He-Man no novo live-action!
-
4De olho!
Big Fone e Loja secreta; veja a dinâmica da semana no BBB 25
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?