Política

Rui Palmeira segue à frente do PSD e visa às eleições 2026

Vereador por Maceió tem a missão de estruturar a legenda para disputar cargos de deputado e até governo

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 21/01/2025 09h11
Rui Palmeira segue à frente do PSD e visa às eleições 2026
Rui Palmeira retorna aos mandatos eletivos após ter sido eleito vereador, mas, em paralelo ao trabalho na Câmara de Maceió, terá que correr trecho para as eleições gerais em 2026 - Foto: Sandro Lima

O PSD enfrentou um desempenho abaixo do esperado em Alagoas nas eleições de 2022, quando lançou chapa completa, incluindo a candidatura do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, ao governo do Estado. Apesar da força nacional do partido, que conta com 44 deputados federais e o maior número de prefeitos do país, o resultado local não foi expressivo, sem a eleição de deputados estaduais ou federais.

Diante desse cenário, surgiram especulações sobre a possibilidade de Rui Palmeira perder o comando da legenda em Alagoas. A ausência de prefeitos eleitos pelo PSD em 2024 reforçou as dúvidas sobre a continuidade da liderança do ex-prefeito dentro da sigla. No entanto, as incertezas chegaram ao fim após uma reunião entre Rui e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

No encontro, ficou decidido que Rui Palmeira permanecerá à frente do PSD em Alagoas até 2026. Agora vereador de Maceió, Rui terá o desafio de reorganizar a legenda no estado, com foco na montagem das chapas para as eleições de 2026. Entre os planos estão a estruturação de candidaturas para os cargos de deputado estadual e federal, além da possibilidade de disputar o governo do Estado.

“Continuo à frente do PSD até 2026, estamos dialogando com alguns grupos para a montagem de chapas para estadual e federal, também consideramos o lançamento de candidatura majoritária [governo], tudo depende do avanço das conversas”, afirmou Rui em entrevista à Tribuna Independente.

Questionado sobre os nomes que poderão compor as chapas proporcionais, Rui indicou que as negociações ainda estão em fase inicial. “Estamos dialogando com alguns grupos para 2026, continuo à frente do partido e tudo depende do avanço das conversas para definir os nomes para as chapas de estadual e federal. No momento, meu foco é o início dos trabalhos na Câmara de Maceió. Somente no ano que vem é que vamos ter certeza do caminho que o PSD em Alagoas seguirá com suas candidaturas”, explicou.

Sobre a possibilidade de o partido disputar o governo do Estado em 2026, Rui Palmeira confirmou que há articulações em andamento. “Estamos conversando, existem nomes com condições plenas de serem candidatos a majoritária em 2026 pelo PSD, mas estamos nos estágios iniciais”, declarou, sem detalhar eventuais postulantes.

Outro ponto abordado foi a relação entre PSD e PSDB, partido pelo qual Rui Palmeira se elegeu prefeito de Maceió em dois mandatos. Questionado sobre uma possível aliança entre as siglas, Rui destacou que essa é uma decisão que cabe à direção nacional. “Essa decisão de união entre os partidos é com a direção nacional. O nosso trabalho, conforme conversei com o presidente Kassab, é fortalecer o partido em Alagoas e nos prepararmos para as eleições em 2026”, afirmou.

Com a confirmação de sua permanência no comando do PSD, Rui Palmeira se mantém como um dos principais articuladores políticos do partido em Alagoas e deve desempenhar um papel central na definição das estratégias para a próxima disputa eleitoral.