Política
Rui Palmeira segue à frente do PSD e visa às eleições 2026
Vereador por Maceió tem a missão de estruturar a legenda para disputar cargos de deputado e até governo
O PSD enfrentou um desempenho abaixo do esperado em Alagoas nas eleições de 2022, quando lançou chapa completa, incluindo a candidatura do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, ao governo do Estado. Apesar da força nacional do partido, que conta com 44 deputados federais e o maior número de prefeitos do país, o resultado local não foi expressivo, sem a eleição de deputados estaduais ou federais.
Diante desse cenário, surgiram especulações sobre a possibilidade de Rui Palmeira perder o comando da legenda em Alagoas. A ausência de prefeitos eleitos pelo PSD em 2024 reforçou as dúvidas sobre a continuidade da liderança do ex-prefeito dentro da sigla. No entanto, as incertezas chegaram ao fim após uma reunião entre Rui e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
No encontro, ficou decidido que Rui Palmeira permanecerá à frente do PSD em Alagoas até 2026. Agora vereador de Maceió, Rui terá o desafio de reorganizar a legenda no estado, com foco na montagem das chapas para as eleições de 2026. Entre os planos estão a estruturação de candidaturas para os cargos de deputado estadual e federal, além da possibilidade de disputar o governo do Estado.
“Continuo à frente do PSD até 2026, estamos dialogando com alguns grupos para a montagem de chapas para estadual e federal, também consideramos o lançamento de candidatura majoritária [governo], tudo depende do avanço das conversas”, afirmou Rui em entrevista à Tribuna Independente.
Questionado sobre os nomes que poderão compor as chapas proporcionais, Rui indicou que as negociações ainda estão em fase inicial. “Estamos dialogando com alguns grupos para 2026, continuo à frente do partido e tudo depende do avanço das conversas para definir os nomes para as chapas de estadual e federal. No momento, meu foco é o início dos trabalhos na Câmara de Maceió. Somente no ano que vem é que vamos ter certeza do caminho que o PSD em Alagoas seguirá com suas candidaturas”, explicou.
Sobre a possibilidade de o partido disputar o governo do Estado em 2026, Rui Palmeira confirmou que há articulações em andamento. “Estamos conversando, existem nomes com condições plenas de serem candidatos a majoritária em 2026 pelo PSD, mas estamos nos estágios iniciais”, declarou, sem detalhar eventuais postulantes.
Outro ponto abordado foi a relação entre PSD e PSDB, partido pelo qual Rui Palmeira se elegeu prefeito de Maceió em dois mandatos. Questionado sobre uma possível aliança entre as siglas, Rui destacou que essa é uma decisão que cabe à direção nacional. “Essa decisão de união entre os partidos é com a direção nacional. O nosso trabalho, conforme conversei com o presidente Kassab, é fortalecer o partido em Alagoas e nos prepararmos para as eleições em 2026”, afirmou.
Com a confirmação de sua permanência no comando do PSD, Rui Palmeira se mantém como um dos principais articuladores políticos do partido em Alagoas e deve desempenhar um papel central na definição das estratégias para a próxima disputa eleitoral.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




