Política
Governo de Alagoas e GSI da Presidência discutem instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral no Estado
Iniciativa tem como objetivo combater as organizações criminosas, o aumento da criminalidade e os índices de violência associados aos ilícitos transnacionais
O governador em exercício Ronaldo Lessa e a cúpula da Segurança Pública estadual se reuniram, na tarde desta quarta-feira (18), com representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e discutiu a instalação em Alagoas do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral.
A instalação do órgão obedece ao Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A iniciativa tem como objetivo combater as organizações criminosas, o aumento da criminalidade e os índices de violência associados aos ilícitos transnacionais, ou seja, as atividades criminosas que envolvem mais de um país, ultrapassando fronteiras, a exemplo do narcotráfico.
“Esse Gabinete é uma ação do Estado e busca integrar os órgãos em termos de inteligência operacional. E não só os órgãos de Segurança Pública, mas também a sociedade como um todo. Ele institucionaliza o bom relacionamento que já existe no Estado”, explicou o secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI, José Benoni.
Ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e dos comandantes da Polícia Militar (PM), Paulo Amorim, e do Corpo de Bombeiros (CB), Sérgio Verçosa, Lessa garantiu que o Governo do Estado vai criar todas as condições para que o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral seja instalado em Alagoas.
“Esse Gabinete de Segurança Institucional é muito importante. Por meio dele, vamos poder compartilhar informações e conhecimento que vão melhorar, cada vez mais, a segurança e a tranquilidade do povo de Alagoas, que merece isso”, destacou o govenador em exercício.
Elo entre o GSI/PR e o Governo de Alagoas para a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral, o comandante da Capitania dos Portos, capitão Rodrigo Garcia, destacou o ambiente institucional “extremamente favorável” à implementação da iniciativa no estado.
“Esse tipo de gabinete é um fórum de cooperação para que possamos ter apoio logístico e de inteligência em prol do estado. Então, toda iniciativa que caminha nesse sentido é sempre válida, e foi muito bem recebida pelo vice-governador”, ressaltou o capitão dos Portos.
De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI/PR, José Benoni, todos os estados que têm fronteiras terrestres, já possuem o Gabinete de Gestão Integrada. O GSI/PR agora está provocando a criação nas unidades federativas litorâneas, a exemplo da Bahia, do Ceará e de Alagoas. Paraná e Rio Grande do Norte já possuem. “Alagoas será um dos primeiros estados a terem um gabinete institucionalizado. A recepção que tivemos aqui foi a melhor possível”, afirmou José Benoni.
A comitiva do GSI permanece em Alagoas até a próxima sexta-feira (20) com agendas de trabalho na Capitania dos Portos, Centro Integrado de Comando e Controle (CIOPS), Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do Trapiche e Porto de Maceió.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas