Política

Luciano Barbosa e Tia Júlia contam com maioria no Legislativo

Vencedores da prefeitura em Arapiraca e Palmeira dos Índios, as maiores cidades do Agreste, terão apoio nas respectivas câmaras

19/10/2024 08h34 - Atualizado em 19/10/2024 08h41
Luciano Barbosa e Tia Júlia contam com maioria no Legislativo
Luciano Barbosa e Tia Júlia, os vencedores em Arapiraca e Palmeira dos Índios, respectivamente - Foto: Divulgação

Passadas as eleições municipais no dia 6 de outubro, as urnas revelaram o que as pesquisas de opinião indicavam para as duas maiores cidades do Agreste: a reeleição do prefeito Luciano Barbosa (MDB), em Arapiraca, e a eleição de Tia Júlia (MDB), em Palmeira dos Índios.

A reeleição de Luciano Barbosa foi uma das mais expressivas em todo o estado de Alagoas. Com mais de 100 mil votos, o prefeito teve a recondução ao cargo com 85,04% dos votos dos arapiraquenses.

Tia Júlia, por sua vez, com o apoio do sobrinho e prefeito Julio Cézar (MDB), foi eleita com 23.994 votos, o que representou 57,43% dos votos válidos.

Esses números também refletiram na eleição para a Câmara de Vereadores em Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Na “Capital do Agreste”, das 19 vagas, o prefeito Luciano Barbosa terá uma bancada com 17 vereadores: Sérgio do Sindicato (PP), Léo Saturnino (MDB), Rogério Nezinho (MDB), Márcio do Canaã (MDB), Carol (Podemos), Jackeline Barbosa (MDB), Melquisedeque Oliveira (MDB), Pablo Fênix (PSB), Edvânio do Cangandu (PP), Maciel Oliveira (MDB), Júlia Henrique (MDB), Alisson da TIM (PP), Fabiano Leão (PP), Ramon Izidoro (PSB), Aldo Veiga (MDB) e Wellington Magalhães (MDB).

Em Palmeira dos Índios, a prefeita eleita Tia Júlia deve contar com uma bancada formada por oito vereadores: Pedrinho Gaia (MDB), Maxwell Feitosa (MDB), Jânio Marques (MDB) e Salomão Torres (MDB), Sidney Targino e Madson Monteiro (ambos pela Federação PT, PC do B e PV), Geraldo Ribeiro e Fábio Targino (ambos do Solidariedade).

Kall Mello e Lúcio Carlos (ambos do União Brasil) ainda não definiram, enquanto Toninho Garrote (PP), Helenildo Neto (Republicanos) e Fabiano Gomes (Republicanos) devem ficar na bancada de oposição.

CONSOLIDAÇÃO

O Progressistas, do deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira fincou de vez sua bandeira no município de Lagoa da Canoa.

Apoiada pela prefeita Tainá Veiga, a ex-vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Edilza Alves (PP), venceu o pleito do último dia 6 de outubro obtendo 7.948 votos favoráveis, o equivalente a 53,98% dos votos válidos.

Além de eleger Edilza Alves, o grupo da prefeita Tainá Veiga também conquistou a maioria no Legislativo Municipal, elegendo 7 contra 4 vereadores da oposição.