Política

Luciano Marinho aponta JHC como candidato ao governo

Reeleito vereador como o mais votado de Maceió, ele também destaca avanços para reeleger Galba Neto presidente da Câmara

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 11/10/2024 09h19
Luciano Marinho aponta JHC como candidato ao governo
Luciano Marinho comenta que a bancada do PL tem abraçado o projeto de JHC com vistas a 2026 - Foto: Assessoria

Com uma votação expressiva de 14.780 eleitores, o vereador Luciano Marinho (PL) não apenas garantiu sua reeleição, mas também emergiu como o mais votado na eleição deste ano em Maceió. Agora, com a força política que o resultado lhe confere, ele se prepara para articular os bastidores da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e já aponta sua preferência política para o futuro: o apoio à possível candidatura do prefeito JHC (PL) ao governo do estado em 2026.

Em entrevista à Tribuna Independente ontem (10), Marinho destacou que as negociações para a eleição da nova Mesa Diretora já começaram, mas os próximos passos ainda estão em aberto. O atual presidente, Galba Netto (PL), que busca a reeleição para o comando da Casa, é um dos nomes mais mencionados nas discussões, segundo o vereador.

“As movimentações estão acontecendo. Ontem [quarta-feira, 9] tive uma conversa com um grupo, e hoje [ontem, 10] ou amanhã [hoje, 11] devo me reunir com Galba Netto, que deseja continuar na presidência. Ainda não há nada definido, mas é esse o cenário que está se desenhando no momento”, explicou Marinho.

Sobre as eleições de 2026, Luciano Marinho indicou que a bancada de vereadores do PL, partido que detém a maioria das cadeiras na Câmara de Maceió, deverá apoiar o prefeito JHC, que desponta como um dos possíveis nomes para a disputa ao governo estadual.

“Nós, do PL, temos trabalhado com o prefeito JHC ao longo desses quatro anos e fazemos parte da bancada que o apoia. A tendência é que, em 2026, permaneçamos ao lado dele, como correligionários e aliados. Estamos alinhados com o projeto político dele e acredito que continuaremos nesse caminho”, ressaltou.

Esse apoio, segundo o vereador, é uma continuidade natural do trabalho conjunto que vem sendo realizado entre a Câmara e a prefeitura de Maceió, especialmente nas áreas de infraestrutura e saúde. “JHC tem desenvolvido uma gestão com resultados importantes para a cidade, e nós estamos contribuindo com isso no Legislativo”, completou.

VOTAÇÃO EXPRESSIVA

Com 3,24% dos votos válidos, Luciano Marinho atribui o resultado nas urnas ao trabalho intenso que realizou ao longo dos últimos quatro anos. Ele destacou, especialmente, suas ações voltadas para a parte alta de Maceió, onde recebeu mais de 11 mil votos nas zonas eleitorais 54 e 33.

“Essa votação expressiva é um reflexo de um mandato muito atuante. Trabalhei bastante nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, principalmente em comunidades que sempre foram historicamente carentes, como o bairro Cidade Universitária. Tivemos uma grande aceitação da população, que reconheceu nosso esforço”, afirmou o vereador.

Além disso, o parlamentar ressaltou que a proximidade com as comunidades e o constante diálogo com a população foram fatores fundamentais para alcançar esse resultado. “Foi um trabalho de ouvir as demandas e buscar soluções, aproximando as políticas públicas da realidade das pessoas”, explicou.

2025

Ao projetar o futuro de seu mandato, Luciano Marinho reforçou o compromisso de seguir atuando nas áreas que mais necessitam de melhorias na capital alagoana. Sua prioridade, como enfatizou, continuará sendo a parte alta da cidade, onde pretende dar continuidade às ações que começaram durante seu primeiro mandato.

“Nós levamos diversas políticas públicas para a parte alta de Maceió, especialmente em bairros como o Cidade Universitária, que sempre foram muito carentes. Conseguimos melhorar as condições de saúde, educação e infraestrutura, e nosso objetivo é ampliar ainda mais essas iniciativas. A parte alta é uma região que merece atenção contínua, e é lá que vamos concentrar nossos esforços”, disse.

O vereador ainda destacou que, além das áreas sociais, pretende focar em projetos que facilitem o acesso da população aos serviços públicos, promovendo melhorias na mobilidade urbana e na infraestrutura básica.

“Precisamos garantir que essas comunidades tenham o mesmo nível de atenção e investimentos que outras regiões da cidade já recebem. É uma questão de justiça social”, concluiu.