Política

2,5 milhões de eleitores definem destino das 102 cidades neste domingo

Candidatos intensificaram campanha na última semana e Justiça Eleitoral toma medidas para uma eleição tranquila

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 05/10/2024 08h29 - Atualizado em 05/10/2024 09h25
2,5 milhões de eleitores definem destino das 102 cidades neste domingo
Eleitorado de Alagoas volta às urnas para eleger 102 prefeitos e 5.569 representantes nas Câmaras de Vereadores - Foto: Edilson Omena

O domingo (6) é o dia em que os eleitores decidem o destino dos municípios, votando para eleger candidatos às prefeituras e Câmara de Vereadores, que representarão a população entre janeiro de 2025 e dezembro de 2028. Estão convocados a comparecer às urnas 155,9 milhões de brasileiros das 8h às 17h. Em Alagoas, são mais de 2,4 milhões que devem eleger 102 prefeitos e vice-prefeitos, e 5.569 vereadores espalhados pelos 102 municípios.

Em Maceió, principal colégio eleitoral do estado, são 632.812 eleitores, um aumento de mais de 40 mil pessoas em relação a 2020. Como o número de vagas para a Câmara Municipal aumentou desde a última eleição, então serão eleitos 27 novos vereadores.

É na capital alagoana que o atual prefeito JHC (PL) está cotado como favorito para vencer a eleição ainda no primeiro turno, de acordo com as duas pesquisas Quaest TV Gazeta, divulgadas em 29 de agosto e 20 de setembro, com 74% das intenções de voto, apontados em ambas as amostragens.

Já os candidatos de oposição a JHC, o deputado federal Rafael Brito (MDB), Lobão (Solidariedade) e Lenilda Luna (UP), trabalharam em suas respectivas campanhas para crescer na pesquisa e consequentemente evitar que a eleição em Maceió não encerre no primeiro turno. (Leia mais na página 3).

Em contato com a Tribuna Independente, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Loureiro, informou que na capital alagoana, é provável que a população já saiba se a eleição terá ou não 2° turno a partir das 20h de domingo.

MOVIMENTAÇÃO

Na última semana, a campanha esquentou um pouco mais. Na quinta-feira (3) houve o debate da TV Gazeta, último do 1º turno dessas eleições. JHC, assim como em todos os outros debates e sabatinas realizados na campanha, não compareceu. Rafael Brito e Lobão participaram e aproveitaram o espaço para fazer críticas ao prefeito. Lenilda Luna (UP) não foi convidada e ficou na porta realizando um protesto criticando o formato da emissora.

Ao longo da semana, JHC manteve as redes sociais como prioridade, fez uma grande caminhada no domingo (29), e visitou escolas particulares. Lobão manteve a linha de denúncia nas redes sociais e do corpo a corpo com a periferia.

A guerra judicial interferiu bastante nessa etapa, já que JHC conseguiu uma decisão judicial que tirou do ar por alguns dias as redes sociais do seu principal opositor, Rafael Brito. O candidato reforçou o corpo a corpo e esteve em pelo menos 3 grandes caminhadas na última semana, além de explorar apoios de personalidades nacionais, como o presidente Lula (PT), e os ministros Renan Filho (MDB) e Simone Tebet (MDB).

Lenilda Luna também publicou vídeos de apoiadores e realizou uma festa de comemoração ao seu aniversário na última sexta (4), convocando apoiadores a participar como um ato de campanha.

Nos demais municípios, os candidatos a prefeito e a vereador também intensificaram as campanhas eleitorais na última semana.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Ainda na sexta-feira (4), os candidatos à prefeitura de Maceió divulgaram o horário e locais de votação. Rafael Brito está programado para ir votar por volta das 10h no Colégio SEB COC, localizado na Ponta Verde. Lenilda Luna também marcou de ir às 10h, ela vota na Escola Municipal Cecília Carnaúba, no bairro Antares. JHC vota às 9h30, no Colégio Anchieta, na Jatiúca. O candidato Lobão não divulgou o horário e local de votação até o fechamento desta edição.

LOGÍSTICA DO TRE/AL

O TRE de Alagoas, divulgou, informações importantes sobre o processo em eleitoral, que vão contar com 8.073 urnas eletrônicas para as eleições.

No sábado (5), a partir das 7h, haverá abertura do Teste de Integridade das Urnas Eleitorais, com sorteio no auditório do TRE das urnas que serão auditadas; e também o início dos trabalhos nos cartórios eleitorais para transportar as urnas pros locais de votação.

Já no domingo (6), a partir das 8h, haverá a abertura da sessão do Pleno do TRE com os trabalhos da eleição. Por volta das 10h, haverá o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que fica na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), em Maceió.

A partir das 17h, encerrada a votação nos municípios, os desembargadores eleitorais voltam a se reunir no Tribunal Regional Eleitoral para acompanhar os trabalhos de totalização dos votos.

Municípios terão segurança de quase 7 mil PMs e reforço federal

As eleições municipais precisam de reforço na segurança para que a votação ocorra com tranquilidade. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que atua em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), as cidades contarão com mais de 6.600 policiais e 1.200 veículos mobilizados para atividades relacionadas às eleições.

Policiais militares e reforço de tropas federais estarão à disposição do eleitor para garantir segurança nas cidades (Foto: Agência Alagoas / Arquivo)

Este efetivo será distribuído entre os 1.077 locais de votação, sendo 740 no interior e 337 na capital. Além das viaturas da corporação, se fez necessário reforçar a frota com a incorporação de mais de 550 veículos oficiais cedidos pelo Estado.

Na última sexta-feira (4), o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim, concedeu entrevista ao TribunaPod e destacou temas como o planejamento para as eleições.

Paulo Amorim destacou que o planejamento da PM para o pleito eleitoral foi iniciado três meses antes da votação. “Nos preparamos com antecedência para garantir a segurança com cerca de 7 mil policiais militares, que estarão presentes nos 1.077 locais de votação em todo o estado durante as eleições. Além disso, todos receberam treinamentos atualizados e recicláveis específicos para lidar com o contexto eleitoral. Nosso treinamento envolveu a revisão de procedimentos e abordagens adequadas para lidar com situações que podem surgir durante o pleito, como tumultos, incidentes de boca de urna e extração de compra de votos. Estamos prontos para garantir que a eleição ocorra de forma tranquila e segura”, explicou o comandante, reforçando o compromisso da corporação em coibir práticas ilegais como boca de urna e compra de votos.

Além disso, haverá reforço de tropas federais. Até o fechamento desta edição, o Tribunal Superior Eleitoral já deferiu o pedido em nove municípios, mas ainda há seis pedidos encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral aguardando decisão do TSE. As cidades que terão as tropas federais são: Marechal Deodoro, Chã Preta, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Estrela de Alagoas, Roteiro, Maribondo, Junqueiro e Limoeiro de Anadia.

LEI SECA

De acordo com a Portaria/SSP Nº 1421/2024, está proibido aos proprietários de hotéis, bares, restaurantes e similares, bem como aos vendedores ambulantes, a comercialização de bebidas alcoólicas, em todo o Estado de Alagoas, a partir das 4h até às 18h, de domingo (6). A Segurança Pública explica que a medida tem como objetivo garantir a adoção de medidas preventivas, visando proporcionar aos eleitores e à sociedade como um todo a tranquilidade e segurança durante o pleito eleitoral.