Política

MDB e PP vivem disputas e alianças em Alagoas

Legendas dos rivais políticos Renan Calheiros e Arthur Lira se aliam em 18 municípios e se confrontam pelos votos em 35 cidades

Por Emanuelle Vanderlei com editoria de política / Tribuna Independente 29/08/2024 08h08 - Atualizado em 29/08/2024 09h52
MDB e PP vivem disputas e alianças em Alagoas
Senador Renan Calheiros e o presidente da Câmara Arthur Lira disputam território nos municípios, mas também veem legendas aliadas - Foto: Edilson Omena

No interior de Alagoas, os arranjos políticos que parecem tão definidos pela postura dos líderes nacionais e estaduais, mudam muito de sentido. Observando as declarações públicas e movimentações de nome como Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB), presume-se que eles estão em campos opostos e são oficialmente rivais. Só de confronto direto com candidaturas próprias dos dois partidos, são 35 municípios. Mas ao avaliar com mais calma cada um dos 102 municípios, vemos os dois partidos lado a lado na mesma coligação em um total de 18 cidades.

É como se em cada município, as articulações não dialogassem com o contexto estadual, e as legendas têm vida própria. Um exemplo chamativo dessa situação é Arapiraca, em que o atual prefeito e candidato à reeleição tem se aproximado cada vez mais do grupo de Arthur Lira, mas permanece no MDB. A coligação reúne não apenas MDB e PP, como também PSB, União Brasil, Federação Brasil da Esperança - FE Brasil (PT/PC do B/PV) e Podemos.

COLIGADOS

A situação PP e MDB juntos se repete em Atalaia; Belém; Canapi; Capela; Delmiro Gouveia; Feliz Deserto; Igreja Nova; Minador do Negrão; Pariconha; Passo de Camaragibe; Porto Real do Colégio; São José da Laje; São José da Tapera; São Miguel dos Campos; Satuba; Traipu; Coruripe; e União dos Palmares.

O resultado das eleições municipais é visto como termômetro fundamental para os rumos que a vida política do estado seguirá em 2026, seja para governo, senado e também deputados federais e estaduais. Então a disputa pelos municípios tem sido feita pessoalmente pelos grandes. O presidente da Câmara Federal está percorrendo os municípios, sendo protagonista desde as convenções partidárias e agora de forma cada vez mais intensa no corpo a corpo das campanhas.

O senador Renan Calheiros (MDB) começou o trabalho para ampliar as prefeituras do MDB desde o início do ano passado. Ele e o ministro Renan Filho (MDB) também tem intensificado a agenda aqui no Estado para preparar o terreno de 2026.

DISPUTA DE VOTOS

Então, apesar de estarem juntos em todos esses municípios citados acima, MDB e PP ainda terão disputa direta em 37 cidades. A começar pela Barra de São Miguel, onde o atual prefeito Benedito de Lira (PP), pai de Arthur, tenta a reeleição.

Além disso tem Batalha; Cajueiro; Campestre; Campo Alegre; Coité do Noia; Coqueiro Seco; Craíbas; Estrela de Alagoas; Feira Grande; Flexeiras; Jacaré dos Homens; Jacuípe; Junqueiro; Lagoa da Canoa; Major Isidoro; Maragogi; Mata Grande; Matriz de Camaragibe; Murici; Ouro Branco; Palestina; Piaçabuçu; Piranhas; Poço das Trincheiras; Porto Calvo; Porto de Pedras; Rio Largo; Santa Luzia do Norte; Santana do Ipanema; São Brás; São Sebastião; Senador Rui Palmeira; Taquarana; Teotônio Vilela; e Viçosa.

Em 17 municípios, não há participação nenhuma do PP, nem sequer em coligações. Já o MDB, fica de fora da disputa em sete cidades.

Além disso, há 12 municípios em que eles podem não haver confronto direto, com candidatura própria dos dois, mas eles estão presentes em coligações opostas. É o caso da capital Maceió, maior colégio eleitoral do Estado em que a maioria dos partidos se dividiu entre as chapas apoiadas por um lado ou pelo outro. A candidatura própria de Rafael Brito (MDB) é vista como principal oposição ao prefeito JHC (PL). Ambas as convenções foram marcadas pela presença em peso de autoridades representando os partidos dos blocos rivais.