Política

Juiz Ygor Figueirêdo reforça programas da primeira infância em audiência pública do Legislativo

Sessão aconteceu nesta sexta (9) e integra a programação do Agosto Verde, mês em alusão à primeira infância

Por Carol Neves / Dicom TJ/AL com Dicom TJ/AL 09/08/2024 17h09
Juiz Ygor Figueirêdo reforça programas da primeira infância em audiência pública do Legislativo
Juiz Ygor Figueirêdo reforçou a importância dos programas Entrega Legal e Família Acolhedora - Foto: Aurélio Novaes / Dicom TJ/AL

O juiz Ygor Figueirêdo, coordenador estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Judiciário de Alagoas, palestrou, nesta sexta (9), em audiência pública sobre primeira infância. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Durante a sessão, o magistrado reforçou a importância de dois programas do Judiciário de Alagoas, como o Entrega Legal e o Família Acolhedora.

Com o tema "Em Defesa da Primeira Infância", integra a programação do Agosto Verde, mês que faz alusão à primeira infância. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Lelo Maia.

Ygor Figueirêdo ressaltou a essencial participação da sociedade na proteção da primeira infância, período que ocorre entre 0 a 6 anos de idade, visto que é nesta fase que as crianças conseguem desenvolver melhor suas potencialidades.

“A audiência chama a sociedade para discutir a primeira infância, mostra a importância da causa e debate temas centrais de garantia dos direitos da primeira infância”, frisou o coordenador da CEIJ.

Família acolhedora

No decorrer da sua participação, o magistrado explicou o programa Família Acolhedora, quando famílias se dispõem a cuidar de crianças em substituição às instituições de acolhimento.

“A família acolhedora proporciona esse lar mais adequado e incentiva a individualidade das crianças”, afirmou Ygor.

Entrega legal

Já sobre o programa Entrega Legal, que consiste na entrega voluntária do filho para a adoção após o nascimento, não se caracterizando como abandono.

“Esse programa existe para que essas crianças não fiquem submetidas a maus tratos, à violência, e possam ter um ambiente mais sadio e estruturado, assegurando a elas a convivência familiar e comunitária”.

Dia 30 de agosto, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) também promoverá um evento aberto ao público sobre a primeira infância. A ação será realizada no Fórum da capital, no Barro Duro, com foco na capacitação de servidores, a fim de qualificá-los para tratar do público da primeira infância.