Política

Renan Filho aponta “arrumadinho” para favorecer mãe de JHC

Ministro e apoiador da candidatura de Rafael Brito à Prefeitura de Maceió critica forma como grupo liderado pelo prefeito faz política na capital alagoana

Por Thayanne Magalhães - Tribuna Independente 06/08/2024 08h43 - Atualizado em 06/08/2024 14h52
Renan Filho aponta  “arrumadinho” para  favorecer mãe de JHC
Renan Filho disse que “se o grupo de JHC” vencer a eleição, a mãe do prefeito se torna senadora por Alagoas - Foto: Sandro Lima

Em um discurso inflamado, o senador licenciado e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), acusou o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) (PL), de promover um “arrumadinho” político para beneficiar sua mãe, Eudócia Caldas (PSB). A declaração foi feita durante a convenção do MDB, no último domingo (8), que lançou as candidaturas de Rafael Brito para prefeito de Maceió e Gaby Ronalsa (PV) para vice-prefeita.

Renan Filho destacou que a manobra visa abrir uma vaga no Senado para a mãe do prefeito. “Eles tiraram o Rodrigo Cunha, que foi derrotado para o governo do Estado, do Senado Federal para ser vice-prefeito. Se ganharem a eleição, quem assume o Senado é a mãe do prefeito de Maceió. É assim que eles fazem política”, criticou Renan Filho.

O ministro sublinhou que é inédito um senador da República deixar seu cargo para concorrer a vice-prefeito. “Nunca um senador havia deixado seu cargo para ser candidato a vice-prefeito. Rodrigo Cunha passou seis anos em Brasília sem fazer nada por Maceió ou Alagoas. Aceitou ser vice porque não tinha chance de disputar o Senado”, afirmou.

“SAÚDE NA TENDA”

Renan Filho não poupou críticas ao programa “Saúde na Tenda” da atual administração municipal. “Saúde não se faz em tenda. Saúde se faz em hospital, em unidade de saúde, com prevenção. Tenda é improviso. Precisamos de uma prefeitura que leve Maceió a sério”, declarou o ministro.

O ex-governador de Alagoas aproveitou para relembrar os avanços durante sua gestão estadual, mencionando a redução da violência, construção de hospitais e escolas de tempo integral, e programas sociais como o Cartão Cria e o Cartão Escola 10. “Enquanto nós construímos hospitais de verdade, a prefeitura faz saúde em tenda. É o governo do improviso e da mentira”, comparou Renan Filho.

No transporte escolar, Renan Filho destacou a diferença entre a gestão estadual e municipal. “Como governador, comprei 400 ônibus novos para o transporte escolar. A gestão de JHC aluga ônibus velhos e gasta mais de 90 milhões de reais por ano”, criticou o ministro, enfatizando a má administração dos recursos públicos.

Ao encerrar seu discurso, Renan Filho expressou confiança em Rafael Brito e Gaby Ronalsa, afirmando que ambos estão preparados para transformar Maceió. “Rafael tem condições de trabalhar pela saúde, educação, segurança, assistência social e geração de empregos. Ele tem apoio do governador Paulo Dantas e do presidente Lula”, concluiu.