Política

Candidatura do PT à Prefeitura de Maceió deve ser retirada

Senador Renan Calheiros articulou em Brasília para que o PT indique o vice do pré-candidato a prefeito, Rafael Brito

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 16/07/2024 08h22 - Atualizado em 16/07/2024 12h18
Candidatura do PT à Prefeitura de Maceió deve ser retirada
PT apostava no nome de Ricardo Barbosa para disputar a Prefeitura de Maceió, enquanto o MDB mantém a pré-candidatura de Rafael Brito - Foto: Edilson Omena

A decisão do PT Maceió de lançar um nome próprio à prefeitura parece estar em xeque desde a última sexta-feira (12). Depois de resistir firmemente por meses, a pré-candidatura de Ricardo Barbosa pode não chegar à convenção do PT, marcada para o próximo sábado (20). Isso porque o Diretório Nacional do partido decidiu atender a um pedido do MDB, e intervir em uma negociação para estabelecer uma aliança com a chapa encabeçada pelo deputado federal Rafael Brito (MDB).

O objetivo da legenda que é presidida em Alagoas pelo senador Renan Calheiros é trazer algum nome do PT como vice-prefeito ao lado de Rafael Brito, e com isso garantir o tempo de TV no horário eleitoral gratuito, além do apoio do presidente Lula (PT). Nos últimos meses, houve indireta na mídia local, conversas em Brasília entre Renan Calheiros e o deputado federal Paulão (PT), indícios de uma possível ruptura e até encontro de pazes entre as lideranças. Mas, em momento nenhum os petistas admitiram recuar da candidatura de Barbosa. Paulão chegou a propor uma aliança em que Brito fosse vice de Barbosa.

Sem avanço, o MDB decidiu outro caminho, e o senador Renan Calheiros, junto ao deputado federal Isnaldo Bilhões, líder da bancada emedebista, e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, procuraram a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, para dar a ordem de cima.

Na sexta (12), as tendências internas do PT de Maceió estiveram reunidas com a direção municipal, onde foram informadas do interesse da nacional e decidiram coletivamente que não pretendem indicar um nome de vice para a chapa do MDB.

Isso não parece ser problema para o MDB, já que os outros partidos da Federação Brasil da Esperança se dispuseram a indicar o nome, garantindo a aliança que inclui o PT do mesmo jeito.

De acordo com Ricardo Barbosa, não tem nada definitivo. “Ainda haverá uma reunião da Executiva nesta terça [16] para discutir e deliberar sobre a eleição em Maceió”. Ele prefere não emitir opiniões por enquanto. “Só irei me manifestar sobre esse assunto quando houver a decisão final da Executiva Nacional do PT”, comentou, em contato com a Tribuna.

Desde 2023, havia uma decisão aprovada em plenária municipal do PT de que o partido deveria ter candidatura própria. Inicialmente, o nome de Ronaldo Medeiros era o escolhido. No entanto, em janeiro deste ano ele decidiu renunciar do projeto, e foi quando Ricardo Barbosa assumiu a tarefa e, sempre que perguntado sobre indicar vice para a chapa de Rafael Brito, reforçou que a candidatura do PT é pra valer e não vai ter desistência.

Federação pode pleitear indicação de vice do MDB

O deputado estadual Silvio Camelo (PV), presidente municipal da Federação Brasil da Esperança em Maceió explica que esse é o trâmite normal do processo, que a instancia local apenas indica. Em contato com a Tribuna, o parlamentar garante que a Federação, que reúne PV, PT e PCdoB, pode indicar o vice nessa composição encabeçada pelo deputado Rafael Brito.

“A Federação é o maior partido aliado do governador Paulo Dantas, do MDB, é natural que a Federação pleiteie, caso não tenha é efetivação da candidatura do Ricardo Barbosa. Somente nesse caso é que nós vamos pleitear a vice. Os outros partidos também vão pleitear. O PDT vai pleitear, o PSB vai pleitear. É natural do jogo político”, disse o deputado estadual.

O deputado também ressaltou que os partidos fizeram a sua parte quanto à questão de ter um representante na cabeça de chapa para disputar a Prefeitura de Maceió, no entanto, as deliberações precisam ser submetidas à direção nacional.

“Houve uma deliberação de que teríamos indicativo da candidatura do Ricardo Barbosa para prefeito e uma coligação com o PSOL para vice-prefeito. Isso tem que ser submetido à Direção Nacional da Federação, porque Maceió é uma capital, e as capitais quem decide é nacional da Federação. Então, a nossa parte aqui nós fizemos, entramos aqui no entendimento e encaminhamos para lá. Amanhã [hoje, 16] vai haver uma reunião para deliberação dessas questões tanto em Maceió, quanto em outras cidades também, a partir dessa deliberação é que nós podemos nos posicionar”.

Até recentemente, o cenário parecia estar definido, mas Silvio contemporiza. “Política é dinâmico, cada dia surgem novidades. Então pela dinâmica da política, às vezes o que você tratou na semana passada não está atualizado. Vai avançando, e é normal avançar até as convenções. Só quando você lavra ata e registra é que você tem uma posição final”. A convenção da Federação está marcada para o próximo sábado, dia 20.