Política

Autoridades da política destacam credibilidade

Renan Filho reconhece trajetória de resistência e bom jornalismo; Paulo Dantas ressalta unidade de cooperados

Por Redação 10/07/2024 09h19
Autoridades da política destacam credibilidade
Governador Paulo Dantas parabeniza Jorgraf e destaca unidade de jornalistas e gráficos - Foto: Agência Alagoas

Com papel reconhecido por autoridades políticas do Estado de Alagoas, a Tribuna Independente chega aos seus 17 anos consolidada como um veículo de credibilidade em Alagoas. O ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, considera esse veículo fundamental. “Mais do que parabenizar a Tribuna Independente pelo seu aniversário, quero reconhecer sua trajetória de resistência e defesa do bom jornalismo. Vida longa a este veículo tão fundamental para pluralidade de ideias e liberdade de expressão em Alagoas!”.

O governador Paulo Dantas parabeniza a equipe que mantém o jornal. “Há 17 anos, surgiu em Alagoas a Jorgraf, primeira cooperativa do Brasil constituída pela unidade de jornalistas e gráficos, tendo como objetivo a manutenção de empregos pelo funcionamento de um veículo de comunicação. Meus parabéns aos trabalhadores que venceram esse desafio, fazendo da Tribuna Independente um instrumento de prestação de serviços à sociedade e de defesa da democracia e da livre expressão de pensamento”.

Presente na luta dos funcionários da antiga Tribuna que culminou na criação da cooperativa Jorgraf, o deputado federal Paulão define os 17 anos de história com a palavra resistência. “Ela já foi criada numa resistência do bom jornalismo, e eu tive o orgulho e a alegria de participar desse processo. Foi quando a tribuna estava naquela crise e os gráficos e os jornalistas compreenderam o processo de não perder a mão de obra e tiveram a coragem de fazer uma cooperativa, que são poucas no Brasil. Essa cooperativa vem trabalhando com bom jornalismo, com um grau de independência, é um fato sui generis no Brasil, é raro ter cooperativa. E é hoje o único jornal diário impresso, porque até os outros que tinham a linha privada, mais poderosa, não resistiram. Então eu compreendo que a palavra da Tribuna Independente seja resistência ao bom jornalismo. Do jornalismo competente, poderoso, é um jornalismo que trabalha o modelo de cooperativismo mudando esse paradigma da visão tradicional que geralmente os impressos têm donos ou donos familiares. Eu sempre acompanhei, tentei fazer ponte e entendo a importância que tem a Tribuna Independente para a comunicação do Estado da Alagoas”.

Considerada um instrumento necessário para a democracia, a independência do jornalismo da Tribuna é citada por parlamentares. “A Tribuna é um exemplo de cidadania e compromisso social. Sempre fiel aos acontecimentos presta aos alagoanos um serviço indispensável ao regime democrático: a informação isenta, sem qualquer tipo de interesse. Parabéns a todos que com dedicação e ética conduzem esse jornal. Alagoas agradece”, disse o deputado estadual José Wanderley.

Na mesma linha de pensamento, o deputado Ronaldo Medeiros ressalta o bom jornalismo. “A Tribuna tem sido exemplo do bom jornalismo, sempre buscando ser plural e democrático, mas sem abrir mão de sua linha editorial humanista. Como militante político e parlamentar, é reconfortante saber que encontramos na Tribuna uma boa fonte de informação para nos ajudar a entender a realidade ao nosso redor”.

Ainda na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Silvio Camelo faz uma avaliação positiva da trajetória deste jornal impresso. “A Tribuna desde a sua concepção por um grupo de jornalistas tem desempenhado o nobre papel de informar a sociedade tudo que ocorre em diversos seguimentos que a compõem tudo que se passa e que é de interesse público. Com imparcialidade e rapidez com que os fatos vem acontecendo no dia a dia”.

O senador Fernando Farias também defende a importância do jornal. “Na construção de um diálogo democrático cada vez mais amplo com a sociedade é primordial a presença do Jornal Tribuna Independente, que presta um imensurável serviço à comunicação de Alagoas”.