Política

Com o fim da greve, docentes vão debater calendário

Professores da Universidade Federal de Alagoas ainda definem qual a data da volta às aulas e terão outras deliberações

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 04/07/2024 08h19
Com o fim da  greve, docentes vão debater calendário
Paralisação dos professores da Ufal durou 65 dias e teve negociações com o governo federal - Foto: Edilson Omena

A greve dos professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que teve início em 29 de abril, chegou ao fim na última terça-feira (2), conforme informado à Tribuna Independente pelos sindicatos envolvidos. A decisão pelo encerramento foi tomada durante uma assembleia geral realizada pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) no Campus A. C. Simões, em Maceió, e confirmada nas assembleias dos campi do interior.

Os docentes aprovaram o término da greve com início das atividades previsto para quarta-feira, 3 de julho. A paralisação durou 65 dias, e a decisão foi unânime nos campi do interior. Em Delmiro Gouveia, sede do Campus Sertão, a saída unificada foi aprovada por unanimidade, assim como em Arapiraca, onde as deliberações foram acompanhadas por membros da diretoria da Adufal.

Durante a assembleia em Maceió, o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, apresentou os encaminhamentos do Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN. O acordo assinado entre o Andes-SN e o governo federal foi sintetizado pela tesoureira Rosangela Reis. Dos 192 docentes presentes, 186 votaram a favor do encerramento, três foram contrários e três se abstiveram.

Lira ressaltou que, apesar do fim da greve, o retorno imediato às aulas não ocorrerá. “Precisamos debater o calendário acadêmico humanizado e aprová-lo no Conselho Universitário”, afirmou. Reuniões serão realizadas ainda esta semana para discutir o retorno das aulas e a criação do novo calendário. Uma sessão extraordinária do Conselho Universitário está agendada para a próxima sexta-feira (5).

Além disso, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e de uma comissão para discussão do calendário humanizado.

Em outra frente, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) informou que os técnicos administrativos (TAEs/Ufal) também decidiram pelo retorno ao trabalho. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária realizada na segunda-feira, 1º de julho, no hall do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), com retorno previsto para a próxima segunda-feira, 8 de julho.

IFAL

Servidores e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) entraram em greve no dia 3 de abril. Após quase 90 dias em greve, a categoria decidiu encerrar a paralisação e retomar as atividades a partir de 1º de julho. Em relação às aulas, cada unidade terá autonomia para rediscutir seu próprio calendário acadêmico.