Política

Alagoas reduz em 6,6% número de mortes violentas no primeiro semestre de 2024

Governador Paulo Dantas afirma que trabalho conjunto entre as secretarias colaboram para os bons resultados

Por Tribuna Hoje 03/07/2024 14h19 - Atualizado em 03/07/2024 14h40
Alagoas reduz em 6,6% número de mortes violentas no primeiro semestre de 2024
Número foi divulgado durante coletiva nesta quarta-feira (3) - Foto: Edilson Omena

O governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e demais integrantes da cúpula da Segurança Pública de Alagoas, apresentaram na manhã desta quarta-feira (3) os dados da criminalidade no primeiro semestre de 2024 em Alagoas.

Conforme os dados divulgados, Alagoas registrou uma sutil queda 6,6% no número de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) no primeiro semestre deste ano, quando há uma comparação com o mesmo período de 2023.

O levantamento divulgado durante coletiva apontou que de janeiro a junho deste ano, foram contabilizados 548 crimes contra 585 no mesmo período do ano anterior. Os crimes da lista do CVLI estão incluídos homicídio doloso, entre eles, feminicídios; lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte, ou latrocínio. Os números são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Após os números apresentados, o secretário Flávio Saraiva disse que são resultados promissores. “Estamos a cada dia reduzindo a criminalidade em Alagoas. É o que a gente falou: estabilidade nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios. São números que nos estimulam bastante”.

Saraiva também antecipou um projeto voltado à população em situação de rua que será apresentado amanhã ao Governador Paulo Dantas. “Não é um problema apenas social. É um problema de segurança pública que envolve também outros atores como a assistência social – Então, são várias secretarias do governo tratando este tema. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), tem a polícia que faz abordagens a possíveis moradores em situação de rua na prática de crimes ou delitos, e fazendo o papel dela, que é prevenir e reprimir o crime. Há uma decisão do STF [Supremo Tribunal Federal], da ADPF 976, que determina o que fazer com os moradores em situação de rua e o que não se deve fazer. É exatamente fazer a retirada compulsória desses moradores em situação de rua sem que se culpem de protocolos de assistência a eles. O governador já falou numa bolsa de formação. Essa bolsa de formação significa que ele vai ter uma profissão quando sair e nesse período também está tratando da sua dependência química’’, explicou.

Políticas públicas garantem resultados positivos, afirma Paulo Dantas


O governador disse que trabalho intersetorial transversal realizado em parcerias com as secretarias e universidades do estado colaboram para bons resultados.

“É um trabalho em rede colaborativa que tira 100 mil pessoas da extrema pobreza. Os indicadores se dialogam a medida que a gente cresce economicamente, sendo o Estado do Nordeste que mais cresceu e gerou emprego em 2023. E ao mesmo tempo, a gente tem a alegria de ter no combate ao crime de feminicídio o melhor resultado no ano de 2023 e no período de janeiro a junho, o melhor resultado já agora, em 2024. Porque a política para protagonismo às mulheres, política que respeita as mulheres. Eu não tenho dúvida, quanto mais mulheres na política, mais política para as mulheres. Muita gente fala em colocar as mulheres na política, em dar espaço de liderança, mas na prática, o único estado do Brasil, na história, que tem mais mulheres no primeiro escalão, é o estado de Alagoas”, disse o governador.

Ainda segundo Paulo Dantas, os resultados positivos estão extremamente relacionados às políticas públicas. “Não é só prometer, temos que cumprir. E é isso que estamos fazendo. Hoje mesmo vou para São Brás entregar mais uma rodovia, depois vou para Traipu entregar a orla de para fomentar o turismo e no dia seguinte entregar uma escola já no programa que nós criamos há pouco tempo ‘Chamada Escola do Coração’. Vamos construir 56 escolas, o maior conjunto de investimentos de escolas na história de Alagoas, depois vou a Junqueiro entregar a creche de número 61, já abrindo 12.200 vagas de creches, mais de 3.050 empregos para quem trabalha na área da educação. Então essa política, essa gestão, essa governança que toma decisões baseadas em dados, em evidências, em estatística, respeitando vocês, especialistas, e respeitando a ciência. Nós não vamos fazer gestão com negacionismo, vamos escutar quem entende, apresentar possibilidades, apresentar cenários para nós tomarmos sempre as melhores decisões”, pontuou.

Dantas encerrou sua fala parabenizando o secretário Flávio Saraiva a frente da pasta da segurança. “Então, parabéns para todos vocês que fazem segurança pública. Quero nominar quem está aqui conosco, o secretário Flávio Saravia, meu muito obrigado pelo trabalho, pela dedicação, o secretário Filipe Cordeiro, o secretário Vitor Pereira, muito obrigado a vocês dois também, por diariamente estar monitorando todos os serviços do governo de Alagoas que é esse o papel do secretário do governo’’.