Política
TRE/AL já foi acionado para apurar pesquisa com dados “falsos” sobre a corrida eleitoral em Junqueiro

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está analisando uma Ação Judicial que comprova fraude em pesquisa eleitoral realizada no município de Junqueiro. O resultado do estudo, realizado pela empresa Result Estratégia e Mídia Ltda., foi vazado em grupos de WhatsApp de forma ilegal na cidade na semana passada, antes mesmo do registro na Justiça Eleitoral, e causou forte reação do eleitorado junqueirense. O motivo: a manipulação de dados e a apresentação de resultados falsos.
Na pesquisa da empresa Result, o atual prefeito Leandro Silva aparece com 49,4% das intenções de voto. Entretanto, segundo a Ação Judicial, a empresa responsável pelo suposto levantamento cometeu graves erros como não respeitar estatísticas da população, distorções no nível de escolaridade das pessoas que teriam sido entrevistadas e, também, apresentação de irregularidades e inconsistências na divisão da faixa de renda da população local.
E o mais grave seria, ainda segundo a Ação, o fato de não haver nenhuma comprovação de que a população de Junqueiro foi, de fato, entrevistada pelos supostos entrevistadores da Result Estratégia e Mídia Ltda. Sobre a falta de transparência e confiabilidade, a Ação Judicial aponta esta infração como fator que compromete todos os números da falsa “pesquisa” eleitoral.
“Corroborando com todas as dúvidas e incertezas quanto a credibilidade da pesquisa, não foi apontado, pelo Instituto responsável pela mesma, qualquer sistema utilizado para verificar e conferir os dados coletados, apenas informando um procedimento interno de checagem do próprio pessoal, não sendo possível realizar qualquer auditoria de forma automática e isenta”, diz um trecho da Ação.
O documento está em análise pelo TRE/AL e tem como número de processo 0600042-92.2024.6.02.0034. Diante das provas apresentadas, a Ação pede a suspensão da veiculação da pesquisa e intimação empresa Result Estratégia e Mídia Ltda.
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
3True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
4True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
5Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira