Política

Eleição em Limoeiro de Anadia deve ter embate entre Antônio Albuquerque e Marlan Ferreira

Assunto já começa a esquentar as rodas de conversa no município do Agreste alagoano

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 13/04/2024 08h10 - Atualizado em 13/04/2024 10h26
Eleição em Limoeiro de Anadia deve ter embate entre Antônio Albuquerque e Marlan Ferreira
Deputado Antonio Albuquerque quer lançar, novamente, seu filho candidato a prefeito - Foto: Assessoria

Fechada a janela eleitoral, as eleições municipais é o assunto que já começa a esquentar as rodas de conversa em Limoeiro de Anadia, no Agreste alagoano. De um lado, o grupo político liderado pelo deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que acumula quatro derrotas seguidas (2008, 2012, 2016 e 2020), e nas outras vertentes os grupos do atual prefeito, Marlan Ferreira (PP) e do ex-vereador Valmir Filho, o Valmirzinho (PDT).

O atual prefeito Marlan Ferreira vai buscar a reeleição. Seu grupo político saiu vitorioso nos últimos 16 anos, desbancando a hegemonia antes mantida pelo deputado estadual.

A expectativa em Limoeiro de Anadia é de que o deputado Antonio Albuquerque lance, mais uma vez, o filho Arthur Albuquerque, que estava à frente da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, e pediu exoneração do cargo. Arthur chegou anunciar por meio de suas redes sociais a pretensão de se candidatar nas eleições deste ano.

A outra via tem o nome do ex-vereador Valmir Filho, o Valmirzinho, que está filiado ao PDT e conta com o apoio do vice-governador Ronaldo Lessa, do deputado federal Daniel Barbosa (PP) e do deputado estadual André Silva (Republicanos).

AVALIAÇÕES LOCAIS

Analistas políticos falam do favoritismo de Marlan Ferreira, que até agora segue em “voo de brigadeiro” em busca do seu quarto mandato e a quinta reeleição seguida com o apoio da maioria dos vereadores na Câmara de Limoeiro de Anadia, do deputado estadual Fernando Pereira (PP) e do presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP).

Mas, os adversários políticos devem explorar um episódio negativo contra Marlan Ferreira: o fato de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter rejeitado o recurso do prefeito em relação à condenação por desvio de verbas da merenda escolar, entre os anos de 2009 e 2010.

No entanto, o atual prefeito diz que tudo foi esclarecido na Justiça e sua candidatura não terá impedimento legal.