Política

Governador retorna Galba à suplência

Paulo Dantas muda comando da Secretaria de Agricultura e movimento impacta diretamente no mandato do parlamentar na ALE

Por Nigel Santana - editor de política / Tribuna Independente 28/03/2024 08h17
Governador retorna Galba à suplência
Galba Novaes é o estrategista da família e indica cargos na gestão JHC - Foto: Assessoria

O jogo está sendo jogado, principalmente com o andamento da janela partidária, e a proximidade das eleições municipais. E quem demonstrou estar cada vez mais atento às estratégias foi o governador Paulo Dantas (MDB), que ontem (27), fez uma alteração na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), até então comandada por Carla Dantas. Eleita deputada estadual em 2022, a parlamentar assumiu a titularidade da Seagri, e com isso, o primeiro suplente da coligação, Galba Novaes, retornou ao mandato em fevereiro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Com a alteração efetivada pelo governador, o impacto da decisão recaiu diretamente em Galba Novaes, que retorna à condição de suplente. Politicamente, os motivos dessa jogada do governador são evidentes. Galba Novaes é o principal articulador da família, que hoje indica cargos na administração do prefeito JHC (PL), em Maceió.
Na gestão JHC, a família Novaes comanda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), uma pasta considerada gigante, liderada pelo secretário Marcos Cavalcanti, que também preside o Partido Renovação Democrática (PRD), legenda recém-criada após a fusão do Patriota e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A legenda está sendo estruturada por Galba Novaes e pelo presidente da Câmara de Maceió, vereador Galba Netto, que está prestes a deixar o MDB e migrar para o Partido Liberal (PL), do prefeito de Maceió, ou para o PRD.

Dentro desse contexto político-eleitoral traçado pela família Novaes, o governador agiu no momento certo. O presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, manteve o seu apoio irrestrito à gestão JHC, mesmo com a determinação do MDB para que os parlamentares filiados à legenda fortalecessem a oposição.

Esta semana, o parlamentar publicou em suas redes sociais registros em que ele, Galba Novaes e o prefeito JHC estão juntos em uma inauguração do Instituto Galba Novaes de Castro, no Benedito Bentes. As imagens reforçam o quanto a família Novaes está cada vez mais ligada à administração na capital.

A decisão do governador também é um desdobramento das definições do MDB na eleição em Maceió. O partido que é presidido pelo senador Renan Calheiros lançou, na última segunda-feira (4), o nome do deputado Rafael Brito (MDB), como pré-candidato à prefeitura. O parlamentar já deu o tom de sua campanha e vem proferindo uma série de críticas à gestão JHC.

A reportagem da Tribuna Independente tentou contato com Galba Novaes, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno. O espaço segue aberto.

SECRETARIADO

De acordo com o governador Paulo Dantas, quem assume a Secretaria de Estado da Agricultura é Aline Rodrigues. Também houve alteração na Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas, que estará sob o comando de Arabella Mendonça.