Política

OAB convida deputado Inácio a participar do julgamento de Corisco

Evento acontecerá nos próximos dias 12 e 13 de abril, na cidade de Piranhas, destacando o acontecimento na Fazenda Patos

Por Assessoria 28/02/2024 22h40
OAB convida deputado Inácio a participar do julgamento de Corisco
Inácio Loiola, Vagner Paes e Hugo Trauzola se reuniram nesta quarta - Foto: Assessoria

O deputado Inácio Loiola (MDB) recebeu nesta quarta-feira, 28, no gabinete na Assembleia Legislativa, a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Vagner Paes e do advogado criminalista Hugo Trauzola. Na pauta, um convite para participar como palestrante do Júri Épico, edição 1º de 2024 que fará o julgamento de Corisco, membro do grupo de Lampião.

O evento acontecerá nos próximos dias 12 e 13 de abril, na cidade de Piranhas, destacando o acontecimento na Fazenda Patos, onde Corisco cometeu o massacre da família Ventura induzido pelo coiteiro Joca para supostamente vingar a morte de Lampião, de Maria Bonita e de alguns cangaceiros de seu bando, na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE).

O deputado Inácio Loiola agradeceu o convite e citou: " nessa fazenda situada no município de Piranhas, no dia 2 de agosto de 1938, cinco dias após a morte de Lampião, Corisco dizimou a família Domingos dos Patos, achando que tinha delatado o esconderijo de Lampião". "Agora, teremos a oportunidade de fazer esse julgamento”, afirmou.

De acordo com Vagner Paes, o objetivo do Júri Épico histórico é gerar uma comunicação entre o direito, a cultura e a arte. “O projeto reunirá grandes juristas, historiadores, artistas, músicos e atores, no anseio de valorizar a arte, cultura, tradições e valores locais sem perspectiva de reescrever a história, mas de despertar a interdisciplinaridade”, disse.

O projeto reúne anualmente grades nomes do cenário jurídico nacional para a realização de um Tribunal de Júri com temática de cunho histórico, social ou literário, para que de forma interdisciplinar, a ciência do direito ganhe vivacidade, despertando na comunidade acadêmica e nos profissionais da área o encantamento pela argumentação e a capacidade de ampliação do conhecimento, de modo que perpasse o contexto artístico , cultura, filosófico e antropológico.

O Júri Épico já realizou julgamento de várias personalidades históricas, tais como o Padre Cícero, João Grilo e o próprio Lampião. Trata-se de um evento de cunho processual, no qual haverá o conselho de sentença, que emitirá o veredito, acerca das acusações que pesam contra o réu. Haverá a participação de atores que encenarão os personagens primordiais do caso.