Política

Governador abre trabalhos no Legislativo

Paulo Dantas destaca que prioridade é combate à fome e fez críticas ao acordo da Prefeitura de Maceió com a mineradora Braskem

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 16/02/2024 08h44
Governador abre trabalhos no Legislativo
Governador do Estado, Paulo Dantas disse ainda que Alagoas avança no setor da educação - Foto: Edilson Omena

Com a leitura da sua mensagem oficial do Poder Executivo ao Poder Legislativo, o governador Paulo Dantas (MDB) participou ontem (15), da reabertura dos trabalhos deste ano na Assembleia Legislativa Estadual de Alagoas (ALE). Em pouco mais de 40 minutos, Dantas apresentou resultados do primeiro ano de seu mandato e todos os setores. “Em um ano, cumpri 46% das promessas do meu programa de governo”, afirmou ele orgulhoso.

Reforçando que sua maior prioridade é o combate à fome, o governador comemorou os 100 mil alagoanos que foram retirados da pobreza extrema em seu governo. “Quero uma Alagoas mais próspera e cheia de oportunidades”.

Investindo nos programas de transferência de renda, o gestor falou sobre os programas de Alagoas que o Governo Federal utilizou como inspiração para criar versões nacionais, a exemplo do Escola 10 e Criança Alagoana (CRIA).

Na economia, o chefe do Poder Executivo citou o crescimento de 7% no PIB e o crescimento de 5,9% em geração de emprego comparado com 2021. E anunciou os investimentos que estão chegando e gerando 7 mil novos empregos diretos. Em primeira mão, ele anunciou um novo programa que vai lançar. “Vamos fazer mais um programa de transferência de renda, Cartão Alagoas Sem Fome”.

Aos deputados estaduais presentes na reabertura dos trabalhos, o governador seguiu elencando prioridades no combate à pobreza, como habitação e água. Também falou em investimentos em saneamento, novos aeroportos, segurança pública, educação, saúde, ciência e tecnologia.

“Foram 60 escolas reformadas, alcançaremos mais 44 unidades reformadas. Entregamos uma escola indígena em Porto Real do Colégio e vamos entregar mais 5 escolas indígenas. Cinco alunos da rede pública farão imersão em Londres. Zeramos a fila do cateterismo, entregamos um ambulatório oftalmológico e um de endometriose”, disse o governador em pronunciamento aos parlamentares.

Em meio a números positivos e promessas de crescimento ainda maior, a mensagem trouxe um balanço carregado de otimismo, e críticas ao prefeito. “Se Maceió precisa, o Governo de Alagoas faz. Aqui faltou sensibilidade política do prefeito de Maceió, JHC”, disse Paulo Dantas ao se referir o trabalho nas grotas na capital alagoana, reiterando que Alagoas é o único Estado do país a assumir a gestão de uma creche.

O governador também mencionou o prefeito de Maceió quando abordou sobre o caso Braskem, mineradora responsável pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol. Paulo Dantas criticou o acordo feito com a mineradora e a falta de transparência na gestão da crise nos bairros.

A sessão na ALE foi curta, teve como pauta apenas a leitura da mensagem, mas foi prestigiada por grandes autoridades. Os parlamentares estaduais compareceram em grande número. Teve a presença dos chefes do executivo - governador Paulo Dantas -, do Legislativo – deputado Marcelo Victor, e do judiciário – presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho. Também compareceram as autoridades máximas do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual e do Tribunal de Contas do Estado. Secretários de Estado estavam em peso acompanhando o momento solene. Deputados federais também estavam representados.