Política

Família Hollanda deve ter irmãos em palanques diferentes nas próximas eleições

Ex-deputado Dudu Hollanda quer vaga de vereador e apoia JHC, enquanto Fernando Hollanda não abdica de apoio do MDB

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 27/01/2024 09h13 - Atualizado em 29/01/2024 23h40
Família Hollanda deve ter irmãos em palanques diferentes nas próximas eleições
Irmãos, Dudu Hollanda e Fernando Hollanda expõem racha familiar em disputa eleitoral este ano - Foto: Assessoria

Uma das famílias tradicionais na política da capital, a Hollanda, está rachada. Nas eleições deste ano, principalmente por conta do cargo de vereador e apoios políticos antagônicos, o ex-deputado estadual Dudu Hollanda confirma que será candidato a uma das 27 vagas na Câmara de Vereadores e estará em campanha para apoiar a reeleição do prefeito JHC (PL).

O vereador Fernando Hollanda (MDB), que é oposição ao prefeito, também confirma que será candidato à reeleição e não abre mão de se manter “fechado” com o governador Paulo Dantas (MDB), com o senador Renan Calheiros (MDB), que preside a legenda no estado, bem como o senador licenciado e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

Na última semana, em contato com a reportagem da Tribuna Independente, Dudu Hollanda relatou que não mantém contatos com o irmão, Fernando Hollanda, desde o falecimento de seu pai, Antônio Hollanda, em 2022. Quanto aos espaços políticos, Dudu lembra que honrou as amizades, mas que hoje não tem qualquer indicação de cargos.

“Não houve nenhum espaço político para acomodar minha base política. Mas quando eu tinha mandato [deputado estadual e vereador] fiz tudo para honrar a amizade do meu pai com o senador Renan Calheiros, mas, depois que meu pai faleceu, eu não tenho nenhum espaço ou contato relacionado à política. Nunca fui filiado ao MDB e sempre tive outras opções de partidos. Minha primeira filiação foi ao antigo PPB, hoje Progressistas”, lembra Dudu Hollanda, que também já presidiu a Câmara de Maceió.

Apesar de não figurar como aliado do MDB no governo Paulo Dantas, nem parceiro dos mandatos de Renan Calheiros e Renan Filho, Dudu Hollanda disse que é um parceiro do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado Marcelo Victor (MDB). O parlamentar é considerado um habilidoso articulador político e muitos deputados, prefeitos e vereadores em Alagoas destacam que a recondução de Dantas ao governo passou pelas mãos e estratégias do presidente da ALE.

“Sigo a minha vida política independente. Hoje estou com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor [MDB], que é a pessoa que me acolheu depois da morte de meu pai. Mas tenho a liberdade de escolher o melhor lugar para disputar as eleições 2024”, continua.

O fato, reforça Dudu Hollanda, é que ele estará no palanque do prefeito JHC e isso não tem gerado qualquer rusga política com Marcelo Victor. “Agora estou analisando os partidos políticos ligados à base do prefeito JHC e serei candidato ao lado do prefeito. Vou apoiá-lo. Devo ficar em um dos partidos da base dele”, disse Dudu Hollanda.

Entre as propostas que deve apresentar na sua campanha para vereador, Dudu Hollanda afirma que pretende voltar a realizar trabalhos sociais nos bairros que segundo ele, ajudou a construir e se desenvolver. “Vou trabalhar pelos bairros que eu ajudei a construir e a se desenvolver”, finaliza.

PALANQUES DIFERENTES

Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, o vereador Fernando Hollanda, candidato à reeleição, garante que não há desconforto na família por conta de Dudu Hollanda disputar o cargo de vereador e apoiar o prefeito JHC. “De minha parte, não há desconforto”, resume.

Para ele, o que existe é a vontade que cada um tem em se lançar na campanha e conseguir o mandato na Câmara de Vereadores de Maceió. No entanto, reforça Fernando Hollanda, ele continuará fazendo oposição a JHC e apoiando o MDB, de Renan Calheiros, Renan Filho e do governador Paulo Dantas.