Política

Deputado desiste de pré-candidatura

Ronaldo Medeiros não será mais o pré-candidato do PT à Prefeitura de Maceió, mas a legenda terá nome próprio para pleito

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 19/01/2024 09h16 - Atualizado em 19/01/2024 17h56
Deputado desiste de pré-candidatura
Ronaldo Medeiros está em seu terceiro mandato de deputado estadual e seria candidato a prefeito - Foto: Edilson Omena

O Partido dos Trabalhadores (PT), em Maceió, tinha como pré-candidato à prefeitura o deputado estadual Ronaldo Medeiros. No entanto, ontem (18), o presidente da sigla em Alagoas, Ricardo Barbosa, confirmou à reportagem da Tribuna Independente que o parlamentar não tem mais planos de seguir com seu nome na disputa para administrar a capital do estado.

Ricardo Barbosa disse não saber os motivos da desistência de Ronaldo Medeiros. A reportagem também tentou contato com o deputado estadual, mas até o fechamento desta edição, não houve êxito. No ano passado, também foi cogitada a possibilidade de Medeiros disputar a eleição de prefeito no município sertanejo de Delmiro Gouveia, porém o projeto também não teve continuidade.

“Só quem pode dar as justificativas é o próprio Ronaldo Medeiros, mas ele segue na coordenação do PT de Maceió”, disse Barbosa à Tribuna Independente.
Ainda em entrevista à reportagem, Ricardo Barbosa garantiu que a legenda terá candidatura própria nas eleições deste ano à prefeitura de Maceió, no entanto, não antecipou os nomes que estão sendo trabalhados. Desde 2023 que o PT tem se organizado para fortalecer um nome que possa enfrentar o atual prefeito de Maceió, JHC (PL). Já foram cotados nomes do deputado federal Paulão e da jornalista Elida Miranda, mas com poucos avanços até o momento.

“Participei de uma reunião da federação no âmbito do município para discutir as eleições, e o que eu posso dizer é que o PT vai manter a tática de lançar uma candidatura própria para concorrer à majoritária. Essa discussão também será submetida ao bloco político ao qual fazemos parte, que inclui o Governo do Estado, o bloco político que elegeu o presidente Lula [PT] e Paulo Dantas [MDB], para discutimos como será a oposição ao prefeito de Maceió JHC [PL]”, informou.

O atual cenário eleitoral na capital alagoana mostra que o prefeito JHC se mantém como favorito à reeleição. Mas, outros nomes estão surgindo de partidos de oposição a JHC, a exemplo do MDB que trabalha com a possibilidade de lançar o deputado federal Rafael Brito – o mais cotado até o momento –, além dos deputados estaduais Dr. Wanderley e Alexandre Ayres. Já o Solidariedade (SD), tem a pré-candidatura do ex-vereador e ex-deputado estadual, Lobão.

Do lado da situação, o cenário confortável para JHC é decorrente do apoio que o gestor da capital mantém na Câmara, com a maioria dos vereadores, e ainda conta com aliados considerados de peso, a exemplo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e de outros parlamentares, como Marx Beltrão e Delegado Fábio Costa, ambos do PP, e Alfredo Gaspar, do União Brasil.