Política

Renan Filho diz que momento é de preservar vidas e monitorar possível afundamento em Maceió

Ministro dos Transportes lidera comitiva do Governo Federal no estado; objetivo é contribuir com autoridades locais na definição de medidas prioritárias para garantir a segurança da população

Por Assessoria / Ministério dos Transportes 30/11/2023 21h49
Renan Filho diz que momento é de preservar vidas e monitorar possível afundamento em Maceió
Renan Filho, ministro dos Transportes, concedeu coletiva em Maceió - Foto: Assessoria / Ministério dos Transportes

A área que corre o risco de ser engolida pelo iminente colapso de uma mina de exploração de sal-gema em Maceió já está totalmente desocupada, de acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele comanda a missão ministerial, determinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, para o monitoramento da situação na capital de Alagoas. Na noite desta quinta-feira (30), o grupo se reuniu com autoridades do estado para coletar o máximo de informações sobre a situação e traçar as medidas a serem adotadas com prioridade para garantir a segurança dos moradores da região afetada.

“A movimentação de terra vem se intensificando ao longo dos últimos dias e essa região vem sendo monitorada. Cerca de 40 mil pessoas de cinco bairros da capital tiveram de deixar suas residências, por causa de um dos maiores desastres ambientais da história do país. A prioridade é permitir que não haja vítimas”, afirmou o ministro Renan Filho.

União de Poderes

Segundo o governo de Alagoas, houve cinco abalos sísmicos na área no mês de novembro, e o possível desabamento pode ocasionar a formação de grandes crateras na região. “Houve um alerta para todos os Poderes: Judiciário, Executivo, Municipal, Estadual e Federal. Vamos trabalhar integradamente, reunir todas as informações e remeter ao presidente em exercício, Geraldo Alckmin, que vai determinar as principais providências”, garantiu Renan Filho.

Também integram a comitiva federal no estado o secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro; o secretário-executivo adjunto do Ministério das Cidades, Antonio Vladimir Moura Lima; o presidente em exercício do Serviço Geológico do Brasil, Francisco Valdir Silveira, e o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, José Luiz Ubaldino de Lima, além de técnicos da Defesa Civil Nacional. Representantes do Governo do Estado e da Defesa Civil de Alagoas também participam dos trabalhos. As ações prosseguem nesta sexta-feira (1º).

“Não sabemos o impacto exato do possível rompimento dessa mina. A preocupação do Governo Federal é relevante e por isso o presidente Geraldo Alckmin já agendou uma reunião com o governador de Alagoas para o próximo dia 5, para debater esse assunto”, finalizou o ministro dos Transportes.