Política
Médica que é referência em cardiologia e combate à Covid receberá cidadania alagoana
Ludhmila Abrahão Hajjar será homenageada nesta sexta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Estado
Dona de um extenso e invejável currículo, a médica cardiologista goiana radicada em São Paulo Ludhmila Abrahão Hajjar será homenageada nesta sexta-feira (17) com o título de cidadã alagoana, conferido pela Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Dr. Wanderley (MDB).
Formada em Medicina na Universidade de Brasília, Ludhmila fez carreira na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e também tem destaque na área acadêmica e no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerada uma das referências nacionais em cardiologia.
Especialista no combate à Covid-19, Ludhmila Hajjar foi convidada em 2021 para comandar o Ministério da Saúde, mas recusou o cargo. Na ocasião, alegou divergências com o governo federal na forma da condução do enfrentamento à pandemia e subestimação da gravidade da doença. Caso fosse nomeada, se tornaria a primeira mulher a liderar a pasta da Saúde no Brasil.
Ludhmila esteve à frente do tratamento e do combate à Covid-19, em todos os níveis, tendo sido uma das primeiras vozes a defender a vacinação em massa para combater a doença.
Além de chefiar a UTI do Hospital do Coração da Faculdade de Medicina da USP, atuou ainda no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, tendo alcançado mais destaque durante a pandemia com a publicação de artigos em revistas científicas respeitadas.
Ao lado de Roberto Kalil, também cardiologista e médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ludhimila participou da equipe de transição do atual governo na área da saúde.
Mais recentemente, foi eleita para uma posição de destaque na Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM), tornando-se representante da América Latina na entidade, onde fará parte de um grupo de especialistas dedicados ao cuidado e tratamento de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o continente europeu.
A solenidade de entrega do título de cidadania alagoana acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, com presenças de expoentes da medicina e da classe política alagoana.
À tarde, Ludhmila fará palestra no auditório João Sampaio, no Cesmac, com o tema “Câncer e Coração: Novos Paradigmas de Diagnóstico e Tratamento”. Ambos os eventos serão abertos ao público.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




