Política
Uneal 53 anos: proposta por Ronaldo Medeiros, ALE realiza sessão pública
Instituição foi pioneira e tem desempenhado papel central na interiorização do ensino superior em Alagoas
O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) propôs e a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) realiza sessão pública em homenagem aos 53 anos de fundação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na próxima segunda-feira (13), às 16h. A instituição foi pioneira e tem desempenhado papel central na interiorização do ensino superior em Alagoas.
“Graças à Uneal muitos jovens têm conseguido realizar o sonho de possuir um curso superior e poder conquistar melhores condições de vida para si e suas famílias. Nestas mais de cinco décadas de existência, a Universidade foi determinante para o desenvolvimento de nosso estado”, afirma o parlamentar.
A Uneal foi fundada em 13 de outubro de 1970, na cidade Arapiraca, com o nome de Fundação Educacional do Agreste (Funec) e se tornou referência na formação de docentes e profissionais liberais. Atualmente, conta seis mil estudantes distribuídos em 38 cursos de graduação e seis campi nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.
A Uneal também possui um programa de mestrado Stricto Sensu, o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC), e cursos de especialização. Além disso, a instituição conta com três museus dedicados à arte e à cultura de Alagoas. São eles, o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva e o espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos. Os dois primeiros em União dos Palmares e o terceiro na Ilha do Ferro, povoado do município de Pão de Açúcar.
A Universidade Estadual de Alagoas também possui uma editora – a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal) – que proporciona a divulgação da produção científica de sua comunidade acadêmica.
“A Uneal é muito mais pujante do que muita gente de Alagoas pensa e nossa proposta de sessão pública vem para dar o devido reconhecimento da Assembleia Legislativa a essa importante instituição de ensino”, comenta. “Mas isso não quer dizer que a Uneal não tem suas dificuldades, como toda instituição pública de ensino superior. Por isso, tenho buscado ajudá-la a superar diversas questões, como é o caso de seu restaurante universitário. Essa luta de estudantes e professores é também a minha”, completa Ronaldo Medeiros.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas