Política

Cedeca cobra do Governo do Estado entrega do Plano de Combate à Pobreza

Em ofício, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares também solicita informações sobre aplicação dos recursos do Fecoep

Por Assessoria 17/10/2023 13h45
Cedeca cobra do Governo do Estado entrega do Plano de Combate à Pobreza
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que Alagoas possui 1,7 milhão de pessoas em situação de pobreza, - Foto: Agência Brasil

Em alusão ao Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, que acontece em 17 de outubro, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Cedeca Zumbi dos Palmares oficiou o governador do estado de Alagoas, Paulo Dantas, a prestar informaçõoes sobre o Plano Estadual de Combate à Pobreza. No documento, o Cedeca também requereu um balanço da destinação dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), desde o início do ano.

O ofício é protocolado nesta terça-feira, 17, uma semana após dados da Unicef indicarem que 84% das crianças e adolescentes em Alagoas enfrentam algum tipo de privação, especialmente relacionada à renda e saneamento básico.

No mais, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que Alagoas possui 1,7 milhão de pessoas em situação de pobreza, correspondente à mais da metade da população alagoana (51,7%). Além disso, em relação à pobreza extrema, o estado atinge a marca de mais de 523.000 (quinhentos e vinte e três mil) alagoanos.

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecoep) foi instaurado em Alagoas em 2004, pelo então governador Ronaldo Lessa. Acumulando bilhões de reais ao longo dos anos, os recursos têm destinação prevista na Lei 6558/04, a mesma que compõe o Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social, responsável por formular as politicas e diretrizes para aplicação dos recursos do Fundo.