Política

Denúncia aponta falta de controle em listas de eleitores em votação para conselhos tutelares em Maceió

Segundo presidente da Força Sindical, em colégios no Benedito Bentes não existe fiscalização efetiva no controle da listagem de eleitores, o que pode acarretar em favorecimento a algum candidato

Por Tribuna Hoje 01/10/2023 16h44
Denúncia aponta falta de controle em listas de eleitores em votação para conselhos tutelares em Maceió
Eleições aconteceram durante todo este domingo e votação foi encerrada às 17 horas - Foto: Ascom MP/AL

As eleições para os conselhos tutelares foram encerradas às 17 horas deste domingo (1) e apesar do Ministério Público de Alagoas designar 10 promotores de Justiça para atuar na fase de captação de votos, denúncias apontam problemas na fiscalização do controle de eleitores, principalmente em colégios no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.

Segundo denúncias de Tiago Cassimiro e do Presidente da Força Sindical em Alagoas, Gimas da Força, nos colégios Lafaiete Belo e Pastor José Tavares, no referido bairro, estaria havendo "fraudes de conceito de segurança nos votos".

Eles alegam que em uma eleição deste porte em uma capital como Maceió, que conta com três zonas eleitorais, é impossível ter fiscalização efetiva sem devido planejamento. Ainda mais um pleito que teve a data alterada por diversos problemas.

"Os eleitores votam apenas com a identidade funcional sem o devido título ou o comprovante da eleição anterior.  Não recebem nenhum comprovante de votação, eles saem da seção sem nenhum documento de comprovante e isto acontece", segundo Gimas da Força, "em todas as seções de votação em Maceió".

O sindicalista aponta ainda que este método de votação que já vinha sendo contestado durante mais de 20 dias por várias entidades democráticas, "É muito difícil, quase impossível, não ter havido fraude em benefício de candidatos de A ou de B. É necessário a imprensa divulgar e acompanhar o desenrolar dessas fraudes", encerra Gimas da Força.