Política
Litoral Norte já tem candidatos a prefeito em todos os municípios
A um ano das eleições de 2024, o Litoral Norte de Alagoas já conta com pré-candidatos a prefeito em todos os municípios. A campanha mal começou, mas os nomes dos postulantes já estão nas ruas e na boca do povo. Dos oito municípios da Costa dos Corais, apenas três não terão prefeitos concorrendo à reeleição, mas terão disputas acirradas com muitos interessados. Destaque para Maragogi, principal município da região, que já tem, pelo menos, cinco pré-candidatos, de olho na cadeira do prefeito Fernando Sérgio Lira.
Em Paripueira, primeiro município da Costa dos Corais, o onipresente Abrahão Moura vai para sua quarta eleição como prefeito. O gestor, que mantém uma boa taxa de aprovação, é candidato à reeleição, mas não sabe se mantém na chapa o seu atual vice, Alexandre Mendonça, ou se vai fazer o tradicional rodízio dentro do seu grupo. Para concorrer com Abrahão, novamente, o sempre derrotado Vânio Lima, mais conhecido como Vânio Mil Coisas, que já se lançou como pré-candidato com o lema “Porque o povo quer mudança”. Para lembrar, Vânio já foi eleito por três mandatos como vereador.
No importante município da Barra de Santo Antônio, que vem recebendo milhões de reais em investimento no turismo, a atual prefeita Lívia Carla, navega em águas bem tranquilas. Com aprovação acima dos 80%, sua única adversária direta é a ex-prefeita Manu Moura, esposa de Abrahão Moura, mãe da deputada Cibele Moura, que já definiu oficialmente que é pré-candidata.
Em São Luiz do Quitunde, eterna terra dos Cavalcante, onde o ex-deputado Cícero ainda exerce forte poder eleitoral, sua filha, atual prefeita, Fernanda Cavalcante, cede lugar para outra Cavalcante, Márcia Cavalcante, oficialmente escolhida pelo grupo como pré-candidata à prefeitura, tendo como vice o vereador Toffinho Lima. Até o momento não apareceu nenhum concorrente.
No Passo de Camaragibe a gestão do atual gestor, Ellisson Santos, que vai para a reeleição, gestão mergulhada em denúncias, ganhou na última semana uma adversária de peso. Lavínia da Vânia, filha da ex-prefeita Vânia do Passo, considerada a maior liderança política feminina da região, é oficialmente pré-candidata, tendo como vice o cirurgião odontológico Luh Nogueira. Vânia, que conta com apoio maciço de importantes povoados, como Bom Despacho e Barra de Camaragibe, já tem em seu grupo vereadores e ex-secretários da atual gestão. Lavínia conta com um apoio importante, o do governador Paulo Dantas.
No coração da Rota Ecológica, São Miguel dos Milagres, onde o atual gestor Jadson Lessa, também envolvido em muitas denúncias, não terá vida fácil para sua reeleição, aparece como forte pré-candidato, o ex-prefeito Bureco Ataíde, com apoio oficial do governador Paulo Dantas, dois vereadores e com um grupo político bem coeso. Uma terceira via, que surgiu nos últimos dias, a do também ex-prefeito Dino Apolinário, que já tirou do atual gestor pelo menos 4 vereadores, é pré-candidato.
Em Porto de Pedras, o atual prefeito Henrique Vilela, que não pode ir para a reeleição, comprometeu a tranquilidade que tinha em eleger qualquer candidato devido à forte aprovação, pelo imbróglio dos últimos dois anos. Prometeu apoiar o atual vice-prefeito Dé, depois o empresário Érico e por fim o vereador Madico. E abandonou os três. Vai apoiar o jovem Caio Uchoa, filho do empresário Tito Uchoa. E já tem seus adversários. O próprio vice-prefeito Dé e o empresário Caio Borghetti, vereador e filho do ex-prefeito Júnior Boi Lambão.
Do outro lado da Rota Ecológica, em Japaratinga, o atual prefeito Deo, que conta com aprovação acima dos 80 por cento, e que não tinha nenhum adversário político para sua tranquila reeleição, já tem uma pré-candidata. A bacharel em direito Maria Helena Loureiro, esposa do ex-prefeito Bruno Loureiro, entrou na disputa. No entanto, não deve comprometer a reeleição do atual gestor.
Em Maragogi, principal município da região, com o maior número de eleitores, tem também até o momento o maior número de pré-candidatos. O atual prefeito, Sérgio Lira, que desfruta de uma altíssima aprovação, deve lançar o nome de seu pré-candidato até dezembro. Tem muitos e bons nomes para aprovar. Do outro lado já existem 3 pré-candidatos já definidos. O ex-prefeito Marcos Madeira, o vereador Fernando da Skol e o nome do também vereador Júnior Barra Grande.
Mais lidas
-
1Pagamento até outubro
Lista dos funcionários da educação nos precatórios do Fundef deve sair na próxima semana
-
2Reality Rural
Quem vai sair de A Fazenda 16: parcial indica eliminado na 2ª Roça
-
3True Crime
A Vítima Invisível: Onde está o ex-goleiro Bruno hoje em dia?
-
4Lembra dele?
Por onde anda Wentworth Miller, protagonista de Prison Break?
-
5Eleição 2024
Na véspera de receber Michelle Bolsonaro, candidata Fabiana Pessoa adoece em Arapiraca