Política
Governo de AL anuncia pagamento do piso nacional de enfermagem

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (19), o pagamento do piso nacional de enfermagem para os servidores públicos estaduais que ocupam cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiro.
De acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), para os servidores efetivos, o pagamento do piso ocorrerá este mês, respeitando o limite do recurso disponibilizado pela União. Para os demais vínculos, o repasse será feito em outubro.
Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, o pagamento do piso salarial deve ser proporcional nos casos de carga horária inferior a oito horas por dia ou 44 horas semanais.
A Portaria nº1135/2023 estabeleceu os critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras e dispõe sobre o repasse referente ao exercício de 2023. O documento estabeleceu que os recursos financeiros serão transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios.
A Seplag lembra que o repasse das parcelas de maio a agosto deste ano já foi efetivado pela União, de modo que o pagamento aos servidores ocorrerá seguindo o cronograma de disponibilização do recurso definido pelo governo federal.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
5Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca