Política
Arthur Lira trabalha para aumentar número de casas entregues em AL pelo Minha Casa, Minha Vida
Deputado federal assegurou desde o primeiro mandato os recursos que se transformaram em cerca de 16 mil casas ou apartamentos voltados para a habitação popular em Maceió
O deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, defendeu nesta segunda-feira (7) a ampliação do número de casas a serem entregues em Alagoas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Lira já assegurou recursos que se transformaram em cerca de 16 mil casas ou apartamentos voltados para a habitação popular em Maceió desde que assumiu seu primeiro mandato de deputado federal em Brasília.
Em parceria com o ex-senador Benedito de Lira, o trabalho do parlamentar em todo estado de Alagoas já assegurou a construção de mais de 59 mil unidades habitacionais para a população de baixa renda.
“Foi divulgado um número de habitações muito pequeno para Alagoas dentro desta nova fase do Minha Casa, Minha Vida. Mas já estamos trabalhando muito em Brasília para que o programa contemple o máximo de pessoas possível no Estado, aumentando o quantitativo atual de unidades habitacionais a serem construídas em Maceió e em nossos 102 municípios. Já levei a demanda para o governo federal e estou articulando este trabalho junto aos ministérios, recebendo muita receptividade dos organismos federais nesta demanda. Tudo porque a causa é mais que justa, uma vez que o déficit habitacional alagoano ainda é por demais elevado”, afirmou Lira.
Em Alagoas, mais de 100 mil famílias ainda ou não têm onde morar ou vivem em condições precárias e insalubres de habitação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida em fevereiro deste ano com a entrega de 2.745 unidades habitacionais em Alagoas por meio da iniciativa federal. O total de casas e apartamentos a serem destinadas à população carente pelo programa é considerado pequeno segundo especialistas em habitação e políticas públicas frente ao elevado número de famílias alagoanas que necessitam de habitação digna e própria.
Contabilizando o total investido em habitações populares desde 2011 por Arthur Lira, com apoio do ex-senador Benedito de Lira, chega-se à cifra de R$ 1,1 bilhão em investimentos já executados.
Além das casas em si, alguns destes conjuntos habitacionais são dotados de infraestrutura de saneamento, pavimentação ou equipamentos sociais como quadras, escolas e alguns mesmo até com CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Somente em Maceió, os investimentos foram realizados durante as gestões dos ex-prefeitos Cícero Almeida e Rui Palmeira, e seguem com o atual prefeito JHC. O público beneficiado com estes imóveis compõe a chamada Faixa 1, onde estão aqueles que possuem renda familiar bruta mensal de no máximo R$ 2.640,00 por mês.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas