Política
Classe médica alagoana irá eleger novos representantes para o Conselho
Eleição será realizada em agosto em todo o Brasil; nova diretoria exercerá mandato por cinco anos
Os médicos alagoanos irão às urnas escolher seus novos conselheiros, nos próximos dias 14 e 15 de agosto. A eleição será realizada de forma 100% on line, das 8 às 20h (horário de Brasília), em ambos os dias. A eleição acontecerá de forma simultânea em todos os conselhos regionais de medicina do país.
Os representantes da Chapa 2 “Renova Cremal”, médicos Marcos Gonçalves e Raíssa Presmich visitaram a redação do jornal Tribuna Independente para apresentar as propostas à classe médica e falar sobre os anseios dos profissionais de saúde. A chapa 2 disputa a preferência dos médicos e médicas alagoanas com a Chapa 1 “Evoluir com Ética e Responsabilidade”. Cerca de 6.700 médicos estão aptos a votar.
Entre as propostas apresentadas pelos representantes da Chapa “Renova Cremal” estão a capacitação continuada da categoria, desde os anos iniciais da formatura até cursos de atualização, a necessidade de se discutir e se fazer ciência dentro do próprio Conselho para que não sejam repetidos os “erros da conduta médica assumida durante a pandemia da Covid-19, por exemplo”, pontuou o médico Marcos Gonçalves.
Na avaliação da médica Raíssa Presmich, o diálogo da categoria com os poderes públicos na esfera estadual e municipal, inclusive com as prefeituras do interior do Estado precisa acontecer de forma contínua a fim de proporcionar a melhor assistência médica possível à população.
Estão entre as proposições também uma maior assistência social e interativa aos próprios médicos. Com atividades de lazer e parcerias quer tenham como objetivo cuidar da saúde física, mental e social dos médicos. “Nós somos seres que cuidamos de outros seres”, pontuou a médica Raíssa Presmich.
A eleição do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) 2023, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.315/22, irá referendar 40 conselheiros, sendo 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Será eleita uma chapa, que irá decidir internamente quem fará parte da diretoria.
Poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no Cremal.
O mandato dos conselheiros eleitos tem duração de cinco anos. A posse acontecerá no dia 1º de outubro deste ano. O mandato termina em 30 de setembro de 2028.
Eleições serão apenas via internet, pelo site www.eleicoescrms.org.br
O voto é obrigatório a toda classe médica, sendo facultativo aos profissionais com mais de 70 anos.
Há penalidade para o médico(a) apto a votar que não comparecer às urnas. Se até 15 de outubro o profissional não justificar ou apresentar as razões do impedimento deverá pagar uma multa. A penalidade é estabelecida pelo artigo 30 da Resolução CFM nº 2.317/2022.
A votação acontecerá pela internet, por meio do site www.eleicoescrms.org.br, acessível pelo celular, desktop ou laptop, com o eleitor estando no Brasil, ou no exterior. Ao acessar a plataforma, o médico(a) deve confirmar a sua identidade, o que pode ser feito por certificado digital em token, certificado em nuvem, biometria facial, ou por um PIN recebido por e-mail ou SMS, com confirmação de data de nascimento.
A votação acontecerá também na sede do CRM, mesmo de forma on line. O Cremal disponibilizará, em suas sede, pessoal de apoio e computadores para auxiliar quem encontrar dificuldade para votar do seu próprio equipamento.
A apuração será feita por uma empresa contratada. Todo o processo é auditado e conta, ainda, com a supervisão das Comissões Nacional e Regional Eleitoral.
A apuração ocorrerá no ao término do último dia de votação, dia 15 de agosto, em uma cerimônia de encerramento, transmitida em tempo real pelo canal oficial do Conselho Federal no Youtube, a partir das 20h, e contará com com a presença virtual dos presidentes da Comissão Nacional Eleitoral e da Comissão Regional Eleitoral.
Considera-se eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos, entendendo-se por maioria simples o maior número de votos obtidos, excluídos os brancos, nulos e as ausências. Na hipótese de chapa única, esta será declarada vencedora se receber ao menos um voto válido. Em caso de empate, será considerada vencedora a chapa que tiver o candidato titular mais idoso.
A Chapa 2 é favorável a programas como o Revalida e os Mais Médicos e pretende também baixar a anuidade dos médicos recém-formados pelos primeiros cincos anos de incursão na vida profissional.
Revalida
O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.
Mais Médicos – tem como objetivo suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa levou 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais. O programa levou acesso à atenção básica a milhões de brasileiros.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial