Política

Secretário e prefeito acirram disputa

Marcius Beltrão, titular da Educação em Alagoas, acusa prefeito de Penedo de usar 'milícia digital' para ataques no município

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 14/06/2023 09h57 - Atualizado em 14/06/2023 14h50
Secretário e prefeito acirram disputa
Marcius Beltrão publicou vídeo nas redes sociais e citou o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes - Foto: Sandro Lima/arquivo

O município de Penedo já está em clima pré-eleitoral bem adiantado. Ex-aliados na cidade, o ex-prefeito Marcius Beltrão, que está à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o atual gestor, Ronaldo Lopes (MDB), são os principais nomes que, de forma recorrentes, estão sendo críticos um ao outro.

Agora filiado ao PSB, Marcius Beltrão publicou um vídeo em suas redes sociais acusando Ronaldo Lopes de “comandar uma milícia digital” para propagar notícias falsas, buscando, segundo o secretário de Estado, para se beneficiar na eleição do próximo ano.

Nos bastidores políticos, Marcius Beltrão pretende lançar o irmão, Marquinhos Beltrão, ao cargo de prefeito em 2024. Na última campanha, quando Marcius era prefeito de Penedo, seu grupo político apoiou o nome de Ronaldo Lopes à prefeitura. Pouco tempo depois, Lopes e Marcius se desentenderam politicamente e romperam a parceria.

“Conforme prometi que falaria em entrevista a respeito da milícia digital que acontece em Penedo, os filhos do prefeito e o próprio prefeito estão obrigando os trabalhadores com cargo comissionado, contratados e todos aqueles que de alguma forma dependem da Prefeitura, a postarem coisas em suas redes sociais para beneficiar a propagação de fake news em determinadas coisas”, afirmou o secretário.

No final do vídeo, Marcius divulga imagens do que seriam publicações dos trabalhadores declarando apoio à reeleição do atual prefeito. A reportagem da Tribuna Independente tentou contato com assessoria da Prefeitura de Penedo, bem como buscou entrevistar Ronaldo Lopes, mas não houve êxito. De forma objetiva, a assessoria de comunicação do município informou que “o prefeito não iria se manifestar”.

ATÉ O GOVERNADOR

O clima político em Penedo está em tom acirrado e até o prefeito Ronaldo Lopes manteve contato com o governador Paulo Dantas, durante uma agenda política no município. À imprensa, em meados de abril, o governador chegou a confirmar que o MDB apoia à reeleição de Ronaldo Lopes.

“Aqui em Penedo, eu vou apoiar a reeleição do prefeito Ronaldo Lopes. Não só eu, mas todos do campo dos partidos aliados, e vou, com muita humildade, conversar com todos nossos secretários para votarem também no prefeito Ronaldo Lopes, porque não tem nenhum cabimento eu estar votando em um prefeito e os secretários em outro”, disse Paulo Dantas.

De abril até a última semana, a situação política havia sido “contornada”. Ainda nos bastidores políticos, há informações de que o grupo de Ronaldo Lopes pretende garantir apoio a alguma chapa de oposição que possa ser construída em Coruripe, onde o prefeito Marcelo Beltrão (PP), irmão de Marcius, é candidato à reeleição.

Marcius Beltrão é considerado o principal articulador do grupo político que hoje comandam as prefeituras de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu.