Política

Ministro Renan Filho diz que adesão do Brasil ao ITF fortalece discussão para união de transportes e energia limpa

Junto com o presidente Lula, ministro dos Transportes participou de evento em uma empresa de fabricação de ônibus elétricos em São Paulo

Por Assessoria 02/06/2023 17h10 - Atualizado em 02/06/2023 19h03
Ministro Renan Filho diz que adesão do Brasil ao ITF fortalece discussão para união de transportes e energia limpa
Além de Renan Filho, evento contou com a participação do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Assessoria

Formalizada em 25 de maio, a adesão do Brasil como membro permanente do Fórum Internacional de Transportes (ITF) fortalece a discussão da soma entre produção de energia limpa e desenvolvimento sustentável de infraestrutura. A avaliação é do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao participar da inauguração do novo prédio, em São Paulo, da Eletra-Tecnologia de Tração Elétrica, líder nacional de transporte público sustentável.

O evento contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e outros ministros do Governo Federal. No evento, Lula defendeu a produção de ônibus elétricos que, apesar de contarem com um custo inicial mais caro, seriam 73% mais baratos quando postos em operação.

“A adesão do Brasil ao ITF possibilitará uma ampla discussão e demonstrará que, além de produtores de ônibus elétricos de qualidade, também temos a matriz de geração de energia mais limpa do planeta”, afirmou Renan Filho. Essa discussão, na visão do ministro, é uma marca do governo Lula, já que “num passado recente, no Brasil, não se queria discutir sustentabilidade, descarbonização da economia, porque a proposta era defender a possibilidade de desenvolvimento sem preservação, na contramão da agenda internacional”.

Organização intergovernamental autônoma ligada administrativamente à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ITF atua como um think tank para questões relacionadas à política de transportes de todos os modais e que realiza anualmente um encontro entre ministros de Transportes dos 66 países membros, no qual são apresentadas as últimas novidades e políticas do setor.

(Foto: Assessoria)