Política
Paulo Dantas mantém investimentos em saúde pública
Governador inaugurou Sala de Hemodinâmica no Hospital do Coração, equipamento para realizar 300 procedimentos
Em um espaço lotado de autoridades, o governador Paulo Dantas (MDB) inaugurou ontem (25) a nova Sala de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.
“Hospital capaz de salvar vidas todos os dias. Nós vamos, enquanto governador, patrulhar em todas as condições legais e financeiras para que isso aconteça. Contem integralmente com o nosso apoio”, disse o governador durante o seu discurso.
Investindo em tecnologia na área da cardiologia, o governador detalha. “A hemodinâmica foi um investimento em mais de R$ 3 milhões, em recursos próprios, que vai permitir fazer 300 procedimentos todos os meses, salvar muitas vidas. Compramos outra hemodinâmica e vamos instalar no Hospital Geral do Estado, o HGE, e também vamos trazer aqui para o hospital do coração”.
A nova tecnologia tem a proposta de, com o procedimento minimamente invasivo e com segurança, diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses.
Além de Dantas, estavam presentes o vice-governador Ronaldo Lessa, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, prefeitos, vereadores, e deputados estaduais, a exemplo de José Wanderley (MDB), uma das maiores referências em cardiologia no país.
Doutor Wanderley, que vem tendo uma atuação destacada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) foi mencionado em todos os discursos como um dos grandes idealizadores do projeto e responsáveis pela sua concretização. “Grande cirurgião, está sempre nos orientando e nos dando a direção. Tem experiência e boa vontade para que o serviço chegue da melhor maneira para a população”.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para ressaltar as obras do governo estadual nos últimos anos.
“Antes do nosso grupo político assumir o Governo Alagoas, não havia capacidade de investimento para nada. E Alagoas amargava os piores indicadores em todas as áreas. Nós conseguimos virar a página dos índices negativos e começamos a dar bons exemplos para o Nordeste e o Brasil. Renan [Filho, ex-governador, MDB] construiu seis hospitais 10 Unidades de Pronto Atendimento [UPAs], e iniciou esse [Hospital Metropolitano de Alagoas]. Ou seja, a gente teve alegria de construir sete hospitais”, discursou o parlamentar.
Ainda na solenidade, o deputado estadual falou sobre projetos futuros que serão idealizados junto ao governador Paulo Dantas.
“Vamos construir outros três hospitais e mais três UPAs, e estamos discutindo planejamento para construir Hospital do Câncer. Isso só foi possível porque adquirimos capacidade de investimento. Um estado que mal pagava a folha e passamos a ser o que mais investe com seus próprios recursos. Só na saúde, nos últimos anos, investimos R$ 1 bilhão”, contextualizou o deputado estadual.
A solenidade também contou com a inauguração do Memorial Prof. Adib Domingo Jatene, uma homenagem ao médico cardiologista que teve sua trajetória retratada em um espaço dentro do hospital do coração alagoano.
“Quem tiver o desejo de conhecer uma bela história de um homem humano, com empatia, com força de trabalho tem aqui esse espaço de portas abertas”, disse o governador.
Grandes nomes da cardiologia nacional participaram do evento, onde também aconteceu a posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.
Mais lidas
-
1Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
-
2Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
3Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
4Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
5Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'




