Política

Kelmann Vieira critica vereadores e cobra o MDB

Prestes a voltar à Câmara, vereador questiona partido do senador Renan Calheiros sobre apoio de Galba Netto e Chico Filho a JHC

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 12/05/2023 08h29
Kelmann Vieira critica vereadores e cobra o MDB
Kelmann Vieira estava no cargo de secretário de Estado desde o governo de Renan Filho e agora com Paulo Dantas - Foto: Reprodução

Ex-secretário do governo Paulo Dantas (MDB), Kelmann Vieira (Podemos), confirmou que vai reassumir o mandato de vereador em Maceió. Vieira tem conseguido êxito nas últimas eleições municipais e em 2021, a pedido do então governador Renan Filho (MDB), se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), após convite do então governador Renan Filho (MDB).

Nas redes sociais, Kelmann Vieira fez críticas ao presidente da Câmara de Maceió, vereador Galba Netto e ao líder do prefeito JHC (PL), vereador Chico Filho, ambos filiados ao MDB, que hoje estão na condição de aliados do gestor da capital. No atual cenário, o MDB rivaliza politicamente com JHC, que é filiado ao Partido Liberal, de Jair Bolsonaro.

“O que eu espero nesse momento é que, o mais rápido possível, a cúpula do MDB, me refiro aqui ao senador Renan [Calheiros], ao ministro [dos Transportes] Renan Filho, ao presidente [da Assembleia Legislativa de Alagoas] Marcelo Vitor [MDB] e ao nosso governador Paulo Dantas, que resolva a situação do partido em Maceió. [...] “Tem coisa que me cheira mal, ou melhor, me cheira à traição, e a resolução disso cabe a executiva Estadual e não a mim. Como pode um partido como o MDB, que tem a maioria na Câmara de Maceió, tem seu presidente [Galba Netto] e o líder [Chico Filho] do governo apoiando JHC? Como pode a grande maioria do MDB da Câmara ter espaços no Governo do Estado e fazer parte da bancada do JHC? Como pode chegarmos ao cúmulo do absurdo de agora usarem uma estratégia de que ‘eu sou governador’, mas meu filho ou irmão precisaram ser base de JHC pra viabilizar o mandato? Isso é um escárnio!”, questiona o parlamentar.

O vereador seguiu com as críticas e afirmou que o apoio de vereadores do MDB ao prefeito de Maceió, é ‘um fisiologismo sem tamanho’. “Uma vergonha que apequena um partido tão importante como o MDB. Sou da base do governador e tenho maior estima e consideração. Por isso, dediquei até o último dia como secretário de Prevenção à Violência para entregar índices e obras jamais vistas nessas últimas décadas. Isso é fato e os números estão aí para quem quiser ver”, escreveu.

Kelmann Vieira continuou dizendo que o MDB deveria discutir de forma democrática com todos que “conhecem o jogo da Câmara de Vereadores de Maceió”.
“E se for para lutar, que lute para ganhar. Senão, sai menor do que entrou. Estou tranquilo, mais experiente, sabedor de minhas virtudes e dos meus defeitos, contudo, não entrarei nunca numa missão para servir interesses que não sejam os mais republicanos e o melhor pra Maceió. Dentro disso o governador pode contar comigo”, finalizou.

A reportagem da Tribuna Independente tentou contato com o vereador Galba Netto, presidente da Câmara de Maceió e com o líder do prefeito JHC, vereador Chico Filho, para saber se ambos queriam se pronunciar acerca das críticas de Kelmann Vieira. Tanto Galba Netto quanto Chico Filho não foram encontrados. O espaço segue aberto.

JHC FORTE

Nas últimas semanas, o prefeito JHC tem demonstrado força na condução de sua política para conseguir a reeleição em Maceió. No Legislativo, por exemplo, a maioria dos vereadores está fechada com o gestor da capital.

Parlamentares considerados independentes também tem sinalizado respeito pelo prefeito e votado favoravelmente aos projetos de lei que são enviados pela prefeitura. Nas agendas do prefeito, por exemplo, boa parte dos vereadores tem feito questão de acompanhar.