Política

Câmara concede título de Cidadã Honorária à primeira-dama Marina Cândia

Nascida em Cuiabá, no Mato Grosso, ela tem participação ativa na gestão municipal na área social

Por Dicom CMM 28/04/2023 22h09
Câmara concede título de Cidadã Honorária à primeira-dama Marina Cândia
Homenagem ocorreu nesta sexta-feira (28) - Foto: Dicom CMM

A Câmara Municipal de Maceió realizou solenidade de entrega do título de Cidadã Honorária à primeira-dama do município empresária Marina Antunes Cândia Figueredo que nasceu em Cuiabá no Mato Grosso A honraria foi proposta pelo vereador Pastor Oliveira (Republicanos) e aprovada por unanimidade de votos, em plenário.

Durante a solenidade de entrega, ocorrida na manhã desta sexta-feira, a vice-presidente da CMM vereadora Silvania Barbosa (MDB) destacou o envolvimento da casa com a homenagem. Como mulher ela considerou importante destacar o trabalho desenvolvido pela primeira dama. Em seu pronunciamento alternou os elogios ao prefeito JHC (PL) e a homenageada.

"Parabenizo o prefeito como esposo por ter uma mulher lhe apoiando e a Marina por apoiar outras mulheres, as crianças e as pessoas que precisam. Os grandes homens são constituídos por mulheres que exaltam os seus maridos. Vossa excelência é feliz por ter uma família. Zele por sua companheira pois ela quebra a imagem da primeira dama com sua simplicidade e a proximidade que faz questão de ter com todos. Se sinta abraçada por esta casa. Deus lhe deu a oportunidade de ajudar outras mulheres", disse Silvania.

O líder do governo vereador Chico Filho (MDB) também enfatizou o apoio da primeira-dama e seu envolvimento com os problemas da cidade. Para ele isso define bem o compromisso que juntos têm por Maceió. O parlamentar enfatizou que a homenagem é um reconhecimento do papel de protagonismo que assumiu na gestão.

"A política nos traz muitas dificuldades e um deles é o cuidado com a família, porque em alguns momentos ficam em segundo plano, em função dos compromissos. Sempre me pergunto como as colegas mulheres conseguem dar conta da família, casa e da política. O prefeito JHC tem um perfil de muita disponibilidade e vontade de trabalho e a família sente. Mas que bom que também tem uma esposa ao seu lado entendendo a importância do que é a máquina pública e suas demandas", enfatizou Chico.

Social

Estreando na tribuna da CMM, a deputada Rose Davino (PP) destacou o compromisso social de Marina que foi conquistando espaço dentro da gestão com o olhar social para a cidade. Por isso, considerou que está clara a justificativa para a indicação do título de cidadã.

"Estar aqui como deputada e amiga da primeira dama é por um reconhecimento muito justo. Tive a oportunidade de sentar e conversar com Marina, e naquela momento, ela chegou a revelar que não estava preparada para os embates da política. Foi uma demonstração responsabilidade porque não são todos que reconhecem seus limites. Mas tem o dom da beleza da humildade e o olhar de menina. E vem ao lado do marido se tornando necessária a medida em que foi demonstrando sua capacidade de implantar programas sociais", falou Rose.

O marido e prefeito JHC (PL) lembrou da responsabilidade da esposa e da missão que assumiu com as pessoas mais simples da cidade. Demonstrando sua admiração pelo trabalho da esposa chegou a chamá-la de "Marina do Povo" por encontrar forças e buscar soluções para os problemas de Maceió por meio dos programas Saúde da Gente e o Banco do Povo.

"Ela surpreendeu a mim porque conseguiu montar uma estratégia e uma forma de ajuduar quem mais precisa. Todo esse trabalho lhe trouxe esse reconhecimento. Aqui é a casa do povo e se o pastor Oliveira lhe indicou é porque ouviu nas ruas sobre o seu trabalho. Não tenho dúvidas de quando olhar para trás verás que os anos foram mais bonitos de sua vida. Marina não se omitiu em nenhum momento. Nunca pedi por esse título. Foi algo natural que aconteceu e passou a ser um desejo coletivo aqui da casa. Ela deu preferência a todos os projetos de interesse do povo. Isso só confirma que estamos caminhando certo. Os cargos são efêmeros e o que fica é a família e o que deixamos para as pessoas", completou JHC.

Responsável pela proposição do título, o vereador Pastor Oliveira enalteceu a qualidade da equipe municipal e do compromisso da Mesa Diretora da CMM. Como político disse que a homenagem não é uma maneira de se aproximar com o objetivo de ter qualquer benefício.

"O que me impressionou é que um terço da cidade foi beneficiado pelo Programa de saúde do município. Além dele também acompanhamos sua participação e presença no Programa Brota na Grota. Foram essas coisas que nos motivaram a tomar essa iniciativa pela pessoa que Marina tem com o povo. Mais de 300 mil pessoas foram beneficiadas com a assistência em saúde. Isso é muito bacana. Essa ação foi a maior prova de amor ao próximo. Fico feliz em lhe conceder esse título por ter amor pelo próximo", declarou Oliveira.

Cidadã

Marina agradeceu a todos os presentes, inclusive, seus pais e começou sua fala homenageando uma das pessoas que foram atendidas pelo Saúde da Gente. Dona Sebastiana teria lhe dito detalhes sobre o atendimento e os problemas que enfrentava no bairro.

"Ela me contou tudo sobre sua origem, o bairro, a história da família. Depois me interrogou sobre o que fazia e depois ao tomar conhecimento que eu era a mulher do prefeito ela pediu desculpas. Ela ficou emocionada e queria me dar um presente. Disse-lhe que não precisava e apenas pedi uma oração para continuar com meu marido a continuar com essa disposição. Por isso, é uma honra para mim receber este título. Desde que assumi o trabalho na saúde me senti muito honrada em contribuir para a cidade. Agradeço ao meu marido por ser sua companheira nesta jornada para construir uma cidade mais justa para todos. Quero agradecer aos meus pais que me ensinaram o caminho da fé. A todos que servi, a D. Sebastiana e a todos que irei servir. Obrigado por essa honra", falou Marina.

Ao final o presidente da CMM Galba Netto (MDB) destacou a verdade das palavras da primeira dama. Lembrou que foram poucas as sessões que atraíram tantas atenções. Isso demonstra o quanto as pessoas entenderam que esta homenagem era importante.

"Temos muita identificação com o trabalho do prefeito e com seu comportamento. Ainda com sua conduta e como defendemos nossas famílias. Essa fortaleza e é com ela enfrentamos esses desafios. Sei que muito do que tem sido feito pelo prefeito tem muito da sua força Marina. Com certeza tem essa disponibilidade e dedicação porque tem uma fortaleza ao seu lado para não deixá-lo esmorecer", concluiu Galba.

Estiveram presentes os vereadores Davi Davino (PP), Marcelo Palmeira (PSC), Alan Balbino (PSD), Aldo Loureiro (PP), João Catunda (PP) Gaby Ronalsa (PV), secretário da SEMSCS Carlos Guido, o chefe de gabinete Felipe Lins, o secretário de Governo Junior Leão, secretária especial da Mulher Ana Paula Mendes, secretário de gestão Ivan Carvalho, a superintendente da Sima Camila Porciúncula, secretário Municipal de Educação José Neto, secretário de Assistência Social Cleydson Moura, superintendente da SMTT André Costa, procurador Geral do Município João Lôbo e o prefeito JHC (PL).