Política

PC deve ser agraciada com moção de aplausos na Câmara de de Maceió

Proposição valoriza ações de proteção às mulheres

Por Assessoria 04/04/2023 18h36
PC deve ser agraciada com moção de aplausos na Câmara de de Maceió
Vereador Siderlane Mendonça - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (4) um dos assuntos abordados no plenário da Câmara de Vereadores de Maceió foi a Operação Átria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que teve a ação direta da Polícia Civil de Alagoas para prender 62 suspeitos de crimes de violência contra mulheres.

O vereador Siderlane Mendonça usou o espaço das explicações pessoais para parabenizar a iniciativa e propor uma moção de aplausos: instrumento de reconhecimento e estímulo à pessoas ou instituições que prestam relevantes serviços à população e merecem destaque pela atuação.

"Temos que valorizar essa ação das policias de Alagoas. Tendo em vista o grande número de feminicídios que acontecem em nosso estado essas operação são essenciais. Reconheço a importância das mulheres para a sociedade e acredito ser o único vereador que tem um projeto exclusivo para mulheres, que é a Casa Amigo da Mulher. Por isso parabenizo essa brilhante ação que tirou de circulação autores de crimes de ameaça, tentativa de feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas e de estupro", declarou.

O parlamentar, que é cabo da Polícia Militar, ressaltou que ações como esta reduzem a sensação de impunidade dos criminosos, inibem novos casos e dão mais segurança às mulheres.

"Essa operação traz mais segurança para as mulheres, que devem ser respeitadas e valorizadas por tudo que representam. Por isso já encaminhei o pedido de moção de aplausos à Polícia Civil de Alagoas, para que essas ações sejam valorizadas, incentivadas e continuadas. Essa Casa vai continuar lutando pelo direito de todos e valorizando todas as iniciativas que beneficiam o coletivo e aqueles que precisam da nossa atenção de forma mais direcionada", afirmou.

Para ele, as ações educativas realizadas durante a operação também favorecem a prevenção de delitos, fortalecendo assim a rede de proteção feminina. A moção de aplausos deve ser concedida nas próximas sessões.

Operação Átria

A operação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) mobilizou mais de 300 policiais em Alagoas e resultado na prisão de 62 suspeitos.

Mais de 270 vítimas foram atendidas pelas Delegacias de Defesa da Mulher; cerca de 140 ocorrências de denúncias foram verificadas. Mais 150 visitas ou diligências beneficiaram as mulheres e aproximadamente e 90 medidas protetivas de urgência foram requeridas.