Política

Vice-presidente Jeane Moura participa de audiência pública na ALE

Sessão especial foi convocada pelo deputado Inácio Loiola e debateu assuntos da apicultura alagoana

Por Imprensa AMA 03/04/2023 19h10
Vice-presidente Jeane Moura participa de audiência pública na ALE
Vice-presidente da AMA Jeane Moura - Foto: Imprensa AMA

A vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jeane Moura, prefeita de Senador Rui Palmeira, participou na tarde desta segunda-feira, 03, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, que debateu a reorganização dos Arranjos Produtivos Locais (APL) da apicultura em Alagoas.

A sessão especial foi convocada pelo deputado estadual Inácio Loiola e contou com a participação de diversos setores produtivos, da sociedade civil e universidades.

Jeane Moura falou durante o evento que o encontro tem uma importância tamanha para a economia local e para o desenvolvimento e fortalecimento da produção da própolis no Estado, em especial para os municípios da região Agreste e Sertão, que apresentam grande potencial produtivo e econômico.

“A AMA está de portas abertas para debatermos esse tema com os demais prefeitos, secretários municipais de agricultura, cooperativas e apoiar esse setor que contribui e muito para o desenvolvimento das nossas cidades. Fortalecendo a produção e o comércio desse produto, geramos mais empregos e renda para nossa população”, afirmou a vice-presidente.

Inácio Loiola disse que a realização do amplo debate sobre a reorganização dos APL da apicultura, ouvindo diversos setores, é fundamental para colocar Alagoas num lugar de destaque no cenário nacional da produção de própolis.

“Precisamos reorganizar a cadeia produtiva da apicultura a partir de política pública estadual com a participação do governo federal, de modo que possamos identificar o número de apicultores alagoanos e impulsionar a produção, agregando valor para mercado interno e externo”, completou o deputado.

O deputado federal Paulão também participou da audiência pública e anunciou a entrada de R$ 3 milhões por meio de emendas parlamentares para a cadeia de apicultura familiar no Estado.

Entidades como o Sebrae, Embrapa, Unipropolis, Uncisal, Ifal e Seagri também compuseram a mesa de debates e demonstraram apoio à causa da apicultura alagoana.

A própolis

A substância é uma matéria-prima única produzida somente no litoral alagoano e tem atraído a atenção de pesquisadores de outras regiões do País e do exterior. E, o melhor, é que os pesquisadores já descobriram o potencial de produção da própolis tão rica em nutrientes quanto a vermelha no Agreste e no Sertão.