Política

Gaspar garante aprovação de requerimento de audiência sobre atuação de facções criminosas no país

Solicitação foi protocolada pelo deputado alagoano após ataques do PCC no Rio Grande do Norte

Por Assessoria 29/03/2023 21h25
Gaspar garante aprovação de requerimento de audiência sobre atuação de facções criminosas no país
Deputado Alfredo Gaspar - Foto: Assessoria

A comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, o requerimento do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-Alagoas) para uma audiência pública sobre o aumento das atividades de organizações criminosas faccionadas no país, além das medidas adotadas para interromper os comandos, de dentro das cadeias, dos líderes das facções.

“A sociedade brasileira assiste, ano após ano, ao incremento das atividades de organizações criminosas faccionadas contra o Estado brasileiro e sua população. Acredito que essa audiência irá ajudar a identificar possíveis mecanismos institucionais, principalmente legislativos, para que esta Casa possa contribuir com medidas eficazes no combate ao crime organizado”, explicou o deputado Alfredo Gaspar.

Os membros da comissão aprovaram os convites para participação da audiência de Lincoln Gakiya, promotor de Justiça de São Paulo, que integra o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de SP (Gaeco); Rafael Velasco Brandani, secretário nacional de Políticas Penais; Sandro Abel Sousa Barradas, diretor de Inteligência Penitenciária; e, ainda, do presidente da Adepol Brasil, Rodolfo Queiroz.

Durante a análise da solicitação, os deputados Alberto Fraga (PL-DF), e Capitão Alden (PL-BA) pediram para subscrever como coautores o requerimento.

A data para a realização da audiência deverá ser definida nos próximos dias.