Política

Ronaldo Medeiros tem fim de semana intenso no Sertão de Alagoas

Parlamentar foi à Ufal, escolas públicas, aldeias indígenas, visitou lideranças políticas locais e ressalta ações que promovem o desenvolvimento local

Por Assessoria 27/03/2023 07h56
Ronaldo Medeiros tem fim de semana intenso no Sertão de Alagoas
Parlamentar foi à Ufal, escolas públicas, aldeias indígenas, visitou lideranças políticas locais e ressalta ações que promovem o desenvolvimento local - Foto: Assessoria

Uma das características do mandato do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) é a atuação parlamentar fora do gabinete e dos corredores da Assembleia Legislativa como forma de estar mais próximo à realidade das pessoas, ouvi-las e compreender melhor as necessidades locais para agir no sentido de melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. No último fim de semana, Ronaldo Medeiros foi ao Sertão de Alagoas.

Ainda na sexta-feira (24) à noite, ele esteve no campus da Ufal em Delmiro Gouveia para dialogar com professores da unidade de ensino sobre como seu mandato pode colaborar para melhorar seu funcionamento buscando mecanismos que robusteçam o papel desenvolvimentista da Universidade Federal o Sertão de Alagoas, além de atuar junto à bancada federal no Congresso Nacional e abrir caminhos em Brasília.

O professor Tiago Matias, diretor-geral do campus da Ufal no Sertão, ressaltou a importância da parceria do mandato de Ronaldo Medeiros.

“A gente tem demandas importantíssimas e precisamos de apoio para poder dialogar com as bancadas, tanto estadual quanto a nacional. A participação e apoio do Ronaldo em ações que fortaleçam o campus Sertão da Ufal são significativas”, comenta o diretor da Ufal em Delmiro Gouveia.

A professora Flávia de Lima, diretora acadêmica da unidade de ensino, também enaltece a disposição de Ronaldo Medeiros em ajudar, não só no fortalecimento do Campus da Ufal, mas também no desenvolvimento do Sertão alagoano.

“É um prazer saber que o Ronaldo está disposto a ajudar à região e o Campus Sertão para fortalecer, cada vez mais, a educação e a formação de profissionais para poder somar com o Brasil”, afirma a professora universitária.

Para Ronaldo Medeiros, a Ufal tem papel central para a melhoria da qualidade de vida dos sertanejos.

“A Universidade Federal de Alagoas tem um papel muito importante para o desenvolvimento da região. Por isso, tenho buscado direcionar nosso mandato para fortalecer a unidade de ensino porque sei do papel que a educação superior pode desempenhar para o desenvolvimento, não só regional como de todo o país”, diz o deputado estadual.

Já no sábado (25) pela manhã, e ainda em Delmiro Gouveia, Ronaldo Medeiros se reuniu com Valmiro Costa, prefeito de Poço das Trincheiras. Na conversa, demandas para a melhorar e ampliar os serviços prestados pela gestão municipal.

Em seguida, o parlamentar visitou o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) e os batalhões do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“O HRAS tem salvado várias vidas, é uma unidade muito bem estruturada e na qual eu participei dessa conquista, ainda junto ao então governador Renan Filho. O Batalhão do Corpo de Bombeiros em Delmiro Gouveia também foi uma conquista nossa, assim como o Batalhão da Polícia Militar”, pontua. “Agora, vamos batalhar junto ao governador Paulo Dantas a melhoria do acesso ao Hospital, que não é pequeno. O HRAS atende a todo o Sertão e oferece excelente atendimento, o que mostra termos um Estado que busca melhorar a vida da população”, completa Ronaldo Medeiros.

Ainda na manhã de sábado, o deputado estadual foi a Água Branca, onde se encontrou com lideranças políticas de diversas cidades sertanejas. À tarde, ele visitou as aldeias Karuazu e Katokim, na cidade de Pariconha.

Nas aldeias em Pariconha, Ronaldo Medeiros tem buscado garantir melhorias das condições de vida, inclusive, com ampliação da infraestrutura de uma escola indígena.

“Essa escola é fundamental para nós, do povo Karuazu, para manter nossas tradições e nossa cultura, fazendo que esses antigos conhecimentos não morram. A escola vai ajudar a preservar tudo isso porque as crianças aprenderão nossa cultura, ensinada por nós mesmos”, destaca Josué Bezerra Gomes, líder dos Karuazu, que também destacou o apoio de Ronaldo Medeiros para a construção da associação destes indígenas. “Nossa associação indígena é muito importante porque é através dela que garantimos diversas ações para nosso povo. A ajuda do Ronaldo foi fundamental para fortalecer nossa associação”.

Na ocasião, o deputado estadual reafirmou seu compromisso com os povos originários e tradicionais em Alagoas.

“Vou batalhar para gente melhorar as escolas. Tenho uma ligação muito forte com os indígenas e quilombolas”, comenta.

Ronaldo Medeiros também visitou duas escolas públicas da rede estadual de ensino em Pariconha, uma em reforma e outra em construção, e buscará junto à Secretaria de Educação a conclusão dos trabalhos estruturais nessas unidades para que as aulas possam voltar a ser dadas com normalidade.

Já à noite, o deputado estadual se encontrou com dezenas de lideranças locais na casa de Pedro Pereira, vice-presidente do Núcleo Regional do Sinteal e militante do PT.

“Estamos caminhando para um ano de diálogo e essa parceira com o Ronaldo só tem se fortalecido”, ressalta Pedro Pereira.

Já Ronaldo Medeiros ressaltou as ações de seu mandato no Sertão, que buscam garantir acesso à saúde, educação e à água, e que acentuará suas ações para a população de Pariconha.

“Quero atuar mais em Pariconha. E agora, como único deputado estadual do PT, partido de Lula, acompanharei mais as necessidades locais. O Lula sempre teve um olhar especial para o sertanejo, e ao Nordeste como um todo”, comenta. “Estou à disposição das pessoas de Pariconha mais do que nunca”, enfatiza o deputado estadual.

No domingo (26), Ronaldo Medeiros visitou assentamentos do MST e se encontrou com lideranças da cidade de Piranhas, onde pôde sentir mais as necessidades da população e entender como seu mandato pode ajudar a solucionar os problemas relatados.

Para Ronaldo Medeiros, a agenda deste fim de semana comprova que seu mandato está em permanente diálogo com a população.

“Em Pariconha, por exemplo, visitei povos indígenas e ouvi suas reivindicações, como escolas para manter suas tradições e mais acesso à saúde. Também visitei duas escolas públicas em construção. A gente dialoga com a comunidade e sente de perto suas necessidades. Em Delmiro, fui ao HRAS e conversa com as pessoas que trabalham lá. Essa interlocução do mandato é muito importante e não estamos em época de eleição, o que mostra que nossa proximidade com a população é permanente e sincera”, destaca.

Ronaldo Medeiros também ressalta as ações voltadas ao desenvolvimento na região, sejam as educacionais, sejam as de infraestrutura.

“Também ouvimos sobre a importância de cursos técnicos voltados para a agricultura e cursos voltados para o turismo. Nós, inclusive, já contatamos o Ifal, que adiantou todo o processo administrativo. Estamos há dez meses nessa luta”, pontua. “O Sertão tem enorme potencial para a agricultura, especialmente com o Canal do Sertão, e para o turismo, pois já temos shoppings center sendo feitos aqui. Temos hospitais e estrutura de segurança na região. Isso são sinais de investimento do governo e os cursos de técnico agrícola e de turismo fortalecerá ainda mais o Sertão alagoano”, completa o parlamentar.