Política

Ronaldo Medeiros celebra ações que cuidam das crianças e da juventude

Parlamentar destaca atuação para levar mais serviços a Delmiro Gouveia, como cursos para o Ifal e um restaurante popular, além do curso de Medicina pela Uncisal

Por Assessoria 22/03/2023 14h14 - Atualizado em 22/03/2023 16h48
Ronaldo Medeiros celebra ações que cuidam das crianças e da juventude
Deputado Ronaldo Medeiros - Foto: Reprodução

Durante a realização do Mundo CRIA, na cidade de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, na manhã desta quarta-feira (22), o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) celebrou as ações do Governo do Estado voltadas para a primeira infância e para a juventude. Em Delmiro Gouveia, o parlamentar já vem atuando para garantir serviços e equipamentos públicos que melhorem a qualidade de vida, especialmente dos mais jovens.

“Estou batalhando para o Instituto Federal de Alagoas [Ifal], e já tive várias reuniões com o reitor Carlos Guedes, os cursos de Turismo e de Técnico Agrícola para Delmiro Gouveia; além de um restaurante popular na cidade”, ressalta.

Ao discursar na solenidade do Mundo Cria em Santana do Ipanema, Ronaldo Medeiros destacou a possibilidade de a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) passar a ter um polo na cidade de Delmiro Gouveia, também no Sertão alagoano e destacou a proposta do Palácio República dos Palmares em aumentar o valor das bolsas do programa Escola 10.

“Cuidar da educação é uma das grandes prioridades que um governo tem. Eu vi o reitor da Uncisal falar sobre o curso de Medicina no Sertão, em Delmiro Gouveia. Isso é cuidado com a juventude”, afirma. “Tem o Escola 10, que premia o aluno que vai todos os dias à escola. Eu vi o governador falando aqui que aumentará para alunos de escola integral o que já recebem de bolsa. Isso são ações que mostram que um governo, ainda no início, já está fazendo bem mais do que prometeu”, completa Ronaldo Medeiros.

Ainda em seu discurso, Ronaldo Medeiros também ressaltou a importância do programa CRIA.

“Cuidar da criança é cuidar do jovem e do adulto. Uma criança quando é bem cuidada, tem atenção, a gente tem certeza que seu futuro será bem melhor. Cuidar com creches como o governo Paulo Dantas está fazendo, ao lado da secretária Paula Dantas, mostra que o governo tem essa preocupação para cuidar da criança. Qual a mãe que não quer deixar sua criança bem cuidada? Essa tranquilidade está sendo levada com 200 creches que cuidam do futuro de nossas crianças”, completa o parlamentar.

Estiveram presentes ao evento do Mundo CRIA em Santana do Ipanema, o governador Paulo Dantas; a primeira-dama Marina Dantas; o deputado estadual Remi Calheiros; o secretário de Governo Victor Pereira; a secretária da Primeira Infância Paula Dantas; a prefeita de Santana do Ipanema Christiane Bulhões, além de dezenas de outras autoridades e personalidades públicas.

CRIA

O Programa Criança Alagoana (CRIA) é uma política pública de caráter intersetorial, estruturado a partir da integração de políticas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social e visa promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração a família e seu contexto de vida. Instituído pela Lei 7.967/2018.

O público-alvo do programa são famílias com gestantes e crianças até seis anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; e as gestantes, nutrizes e crianças dos seis aos 24 meses em desnutrição e insegurança alimentar, nutricional e vulnerabilidade social.