Política

Vereador lamenta alto número de acidentes de trânsito com viaturas da PM

Pronunciamento de Siderlane Mendonça (PL) teve como base repercussão dos casos divulgados na imprensa

Por Dicom CMM 14/03/2023 23h52
Vereador lamenta alto número de acidentes de trânsito com viaturas da PM
Vereador Siderlane Mendonça - Foto: Dicom CMM

As recorrentes notícias de acidentes registrados na imprensa envolvendo militares durante o patrulhamento da cidade chamou a atenção do vereador Siderlane Mendonça (PL). O parlamentar que é cabo da reserva da PM usou a tribuna, durante sessão ordinária desta terça-feira (14), para se pronunciar e cobrar melhorias para os colegas de corporação. Na oportunidade lembrou que quando esteve em atividade viu de perto os problemas estruturais que afetavam a atividade militar cotidiana.

"Semana passada tivemos um acidente na avenida Gustavo Paiva no qual uma viatura bateu em dois postes e toda guarnição ficou ferida. Ontem tivemos outra colisão com uma viatura da PM que deixou um motoqueiro morto, na Via Expressa. Esses acidentes têm sido constantes e é importante fazer uma avaliação do que tem sido ofertado aos militares de Alagoas e se as condições de trabalho deles são adequadas. Passei 10 anos na corporação e via os problemas enfrentados. Viaturas sem manutenção, com pneus carecas, armamentos deficitários. Precisamos observar as condições atuais para prevenir acidentes, que quando não matam, podem interferir de forma permanente na vida dos PMs e de possíveis civis, envolvidos em um sinistro”, alertou.

Mendonça reivindicou, ainda, a realização de cursos preparatórios que garantam mais segurança e mobilidade para esses profissionais de segurança pública que passam, muitas vezes, turnos inteiros nas viaturas, durante o patrulhamento e as ações ostensivas.

“No treinamento da polícia militar, precisamos colocar o cinto de segurança, mesmo portando armas longas. E isso, de fato, é necessário. Mal se vê policiais militares morrerem em conflito. Mas em acidentes de carro, infelizmente, isso acontece. Acredito que vale muito mais colocar o cinto e fazer um curso preparatório específico para a retirada ágil desse dispositivo de segurança, para desembarque da viatura com agilidade, em caso de combate ou ocorrência. Isso evita agravos, também, em um caso de acidente. Pedimos à Secretaria de Segurança Pública e ao comando da Polícia Militar que observem melhor essa situação nas viaturas, ainda que muitos desses veículos sejam locados. Precisamos ter um cuidado maior com os profissionais da segurança pública, cuidar de quem cuida de nós, e dar melhores condições de trabalho pra evitar que fatos como esses recentes acidentes se repitam”, cobrou.