Política

Silvania Barbosa sobe o tom e denuncia falhas dos órgãos de proteção em defesa das mulheres de AL

Vereadora relatou dificuldades das vítimas de "se livrarem" dos agressores

Por Assessoria 14/03/2023 23h32
Silvania Barbosa sobe o tom e denuncia falhas dos órgãos de proteção em defesa das mulheres de AL
Vereadora Silvania Barbosa - Foto: Assessoria

A vereadora Silvania Barbosa (MDB) cobrou do Governo de Alagoas mais aparato às mulheres vítimas de violência no estado. A parlamentar usou a tribuna da Câmara de Vereadores, na manhã desta terça (14), para relatar a experiência que viveu ao lado de uma vítima e a dificuldade enfrentada por ela de conseguir afastar seu agressor.

Durante a fala, Silvania confirmou que a jovem de 20 anos já denunciou o acusado e que tem, inclusive, uma medida protetiva contra o ele, mas que o mesmo segue perseguindo-a e furtou seu celular no último fim de semana, violando a medida protetiva enquanto a abordava em uma via pública de pouca movimentação.

Uma das dificuldades da vítima de formalizar a denúncia foi o fato de não ter testemunha para depor contra o acusado. O melhor que ela conseguiu foi uma audiência, marcada para o final do mês de abril. "Até lá, seguirá sendo assediada por ele e corre o risco de se tornar mais uma vítima de feminicídio no nosso estado", alertou a vereadora.

Ainda durante pronunciamento, Silvania fez referência à campanha publicitária do mês de março, promovida pelo Governo do Estado e que trata as mulheres alagoanas como 'mulheres extraordinárias'. "Mais do que criticar ou denunciar, hoje quero fazer um apelo aos órgãos de Segurança Pública de Alagoas que estão falhando no atendimento e proteção as nossas mulheres. Digo com propriedade, por ter acompanhado essa jovem a cada um dos órgãos responsáveis, que o Estado falhou. O mesmo governo que lançou recentemente um material publicitário enaltecendo as mulheres e declarando que Alagoas é feminina, plural e uma terra de mulheres extraordinárias. Sim, nossas mulheres são mesmo tudo isto, mas se nós não formos protegidas, vamos virar conteúdo nas páginas dos livros de história. 'Era uma vez um lugar chamado Alagoas, feminino, plural e de mulheres extraordinárias que não existem mais por que foram mortas por seus companheiros'. Não queremos essa história. Não queremos ser heroínas. Do que adianta ter a guarnição Maria da Penha, se quando chegamos com a polícia na delegacia não conseguimos realizar o B.O.? Do que adianta a própria Lei Maria da Penha, se não tivermos juízes de plantão diuturnamente para pedir a prisão dos agressores? O trabalho de combate a violência contra a mulher não pode ser falho, não pode ter brechas, não pode ser negligenciado", cobrou Silvania.

A parlamentar concluiu sua fala, fazendo um apelo ao governador Paulo Dantas e a primeira-dama, Marina Dantas, para se dedicarem mais ao tema de proteção das mulheres alagoanas. "Tenho uma ótima relação com o governador Paulo Dantas e uma relação ainda melhor com a primeira-dama de Alagoas. Por isso, apelo aos dois. Repito, quando o assunto é proteger nossas mulheres, não pode haver espaço para falhas," finalizou.