Política

Lula se reúne com Lira e ministros em jantar que tem governabilidade no cardápio

Lula esteve com Rui Costa, Padilha e Arthur Lira na casa de Paulo Pimenta. Pauta foi governabilidade

Por Paulo Cappelli com Portal Metrópoles 10/03/2023 06h55
Lula se reúne com Lira e ministros em jantar que tem governabilidade no cardápio
Arthur Lira e Lula, em encontro no dia 9 de novembro de 2022 - Foto: Reprodução/CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta quinta-feira (9/3), com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também está no encontro. O jantar não estava nas agendas oficiais e aconteceu na casa do ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Lago Norte, bairro nobre de Brasília.

Como adiantou o colunista do Metrópoles Paulo Cappelli, a pauta do encontro é a governabilidade de Lula.

Lira e Padilha foram os primeiros a chegar, aproximadamente às 19h30. Lula chegou ao local em um carro não-oficial, sem o comboio e foi recebido por Pimenta na garagem da residência. Por fim, Rui Costa chegou ao local também pela garagem, por volta de 20h.

O encontro acontece após as declarações do presidente da Câmara sobre a falta de capacidade do governo em aprovar matérias no Congresso. “O governo hoje não tem votos pra aprovar nada”, disse Arthur Lira.

O presidente da Câmara falou sobre a governabilidade de Lula em um evento na Associação Comercial de São Paulo, na última segunda-feira (6/3).

“Hoje, o governo ainda não tem uma base consistente na Câmara nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples. Quanto mais matéria de quórum constitucional… isso precisa ser negociado com bom-senso, muita conversa, clareza, mas com rumo e o rumo precisamos defini-lo agora em março. Nós não temos um rumo definido, um encaminhamento feito”, avaliou o deputado.